quarta-feira, 19 de março de 2014

A Influência de Sodoma na Vida de Ló

Uma das passagens mais estranhas de toda Torá é relatada imediatamente antes da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra.

Dois dos três anjos que anteriormente visitaram Abraão, agora chegam à porta de Ló em Sodoma.

E Ló os recebe com hospitalidade e os oferece proteção, convidando-os a entrarem em sua casa.
E não demora muito para que os maus e grandemente pecadores habitantes de Sodoma cercassem a casa de Ló, demandando que os seus visitantes fossem entregues nas mãos da multidão, para que fossem por eles abusados sexualmente.
“E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros” Gênesis 19:4
Buscando proteger seus hóspedes do iminente perigo que os cercava, Ló tenta negociar com os habitantes de Sodoma, oferecendo suas filhas em lugar dos dois varões que com ele estavam.
“Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado” Gênesis 19:8
Os sodomitas recusaram a oferta e se preparavam para invadir a casa, quando milagrosamente os anjos os ferem com cegueira, e dizem para Ló que para proteção de sua família e dele mesmo, eles teriam que deixar a cidade.
Ló em SodomaLó Armou Suas Tendas Até Sodoma.

O Estranho Comportamento de Ló

Ló ofereceu abrigo e proteção a estranhos, mas quis dar suas próprias filhas para serem abusadas pela multidão. É aí que os problemas começam a aparecer nesta história. Como, pois, entenderíamos esse comportamento bizarro de Ló? Será que este episódio nos fornece alguns flashes sobre a personalidade e a alma de Ló?
A história de Ló é uma daquelas onde uma leitura cuidadosa do texto bíblico revela significâncias que passam facilmente despercebidas. Se nós olharmos a vida de Ló desde o início da sua jornada com Abraão, veremos que um padrão trágico começa a surgir desde lá.
Esse padrão continua a se desenvolver nos capítulos seguintes do Gênesis, e vão nos ajudar a compreender melhor esta jornada temerosa da vida de Ló.

Ló Armou Suas Tendas Até Sodoma

Nossa história começa a partir do ponto em que Abraão e seu sobrinho se separam. Por causa da contenda que houve entre os seus pastores e os pastores de Ló, o patriarca de Israel responde:
“E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos” Gênesis 13:8.

“Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda” Gênesis 13:9.
Podendo escolher qualquer parte da terra de Canaã, “levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar” Gênesis 13:10.
Ló escolheu a planície verde e fértil do Jordão, a Torá declara que ele וַיֶּאֱהַל עַד סְדֹם Va’yeehal ad Sedom, “e armou as suas tendas até Sodoma” Gênesis 13:12. Dois elementos neste verso nos chamam a atenção:
  • 1. A Torá usa o verbo va’yeehal, “e ele armou suas tendas”“acampou” para descrever o tipo de ligação ou relação que Ló tinha com a terra próxima de Sodoma.

    As duas palavras normalmente usadas para indicar residência em um local são lashevet, “viver”, que tem a conotação de uma residência permanente, e a outra é lagur“habitar”, que traz uma conotação de residência temporária.

    Aqui no entanto, a Torá usa um termo ainda mais temporário va’yeehal “armar tendas”, “acampar”, porque seria assim?
  • 2. A palavra hebraica עַד ad“até” é implicitamente ambígua e seu uso aqui parece estranho. Os rabinos nos falam que עַד ad pode significar duas coisas, dependendo do contexto. Esta palavra pode significar “até”com a conotação de inclusão, e algumas vezes pode significar “até”, mas sem a conotação de inclusão.
Afirmando que Ló armou suas tendas עַד ad Sedom“até Sodoma”, a Torá deixa a situação deliberadamente vaga. Ló está do lado de fora ou dentro de Sodoma? É algo que não está muito claro no texto.
A Torá utiliza deste estilo não usual para transmitir o senso de ambivalência que vinha da parte de Ló, em consideração ao tipo de relacionamento que ele mantinha com a cidade de Sodoma. Os motivos dessa ambivalência vão se tornando claros à medida que lemos as próximas sentenças desta passagem.
“Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor” Gênesis 13:13.

A Transformação de Ló

Ló está ciente da verdadeira natureza dos habitantes da cidade e ele conscientemente acampa em suas fronteiras. Ele literalmente tem “um pé dentro e um pé fora da cidade”. Ele acredita que pode viver próximo aos limites da cidade sem ser afetado pela sua maldade.
Um capítulo depois, encontramos Ló quando ele é levado cativo durante uma guerra envolvendo Sodoma:
“Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma [ וְהוּא יֹשֵׁב :בִּסְדֹם ], filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se” Gênesis 14:12.
A aparente supérflua frase וְהוּא יֹשֵׁב :בִּסְדֹם vehu yoshev bisedom, “e ele estava habitando em Sodoma”, mostra na verdade uma importantíssima transformação na vida de Ló. Neste ponto da história, Ló não está mais vivendo próximo às fronteiras da cidade, mas dentro de Sodoma.
Anteriormente, ele estava duvidoso, ambivalente em relação a cidade, mas agora Ló já aparece confortavelmente com cidadania completa, dentro da cidade de Sodoma.
E finalmente, nós encontramos Ló novamente cinco capítulos depois, na ocasião em que dois anjos o visitam em Sodoma. E a Torá introduz o texto com a seguinte afirmação:
“E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta [בְּשַׁעַר סְדֹם ]de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra” Gênesis 19:1.
Isto é algo que pode passar facilmente despercebido, mas o Gênesis está transmitindo uma mensagem muito significante com as palavras בְּשַׁעַר סְדֹם beshaar sedom, “nos portões de Sodoma”.
Apenas pessoas específicas tinham o privilégio de se assentar à porta das cidades nos tempos bíblicos: Os anciões e os representantes oficiais da população.
Agora, a transformação de Ló está completa. Ele se mudou das laterais da cidade para o seu centro. Ló é um respeitado Ancião da grandemente pecadora cidade de Sodoma. O homem que achou que podia resistir à maldade da cidade, agora está intimamente ligado a ela.
Com este padrão de transformação, como pano de fundo, podemos agora começar a entender o inexplicável comportamento de Ló quando foi confrontado com a ameaça da multidão que cercava a sua casa.
Ló não era um homem mau, mas era um homem fraco. E sua maior imperfeição foi não reconhecer a sua própria vulnerabilidade. Ele acreditava que poderia lidar com as tentações de Sodoma. Mas sem perceber, ele já tinha sido fatalmente transformado pelo ambiente pecaminoso da cidade em volta de si.
Isto é um testemunho bíblico de que não se pode viver em torno de Sodoma, sem ser por ela afetado.
No momento mais crítico de sua vida, Ló apresenta um comportamento bizarro, um homem tentando reconciliar o irreconciliável. Por outro lado, ele está tentando manter as tradições de hospitalidade que aprendeu com seu tio Abraão.
Ele recebe bem seus hóspedes, está disposto a fazer qualquer coisa para protegê-los. Mas ao mesmo tempo, ele reproduz para si mesmo a forma de pensar e agir do horrível mundo de Sodoma, oferecendo suas próprias filhas para serem abusadas pela multidão de homens malvados da cidade.

A Esposa e as Filhas de Ló

E veja que a reprodução do comportamento dos habitantes de Sodoma não fica restrita somente a Ló, mas é algo que influência toda a sua família. Sua esposa (que foi transformada em uma estátua de sal) demonstrou o quanto estava ligada à cidade, olhando para trás, mesmo sabendo que desobedeceria uma ordem direta de Deus.
Suas filhas seguindo o “modus operandi” sodomita, embebedaram seu pai para terem relações incestuosas, proibidas com seu progenitor, em uma das passagens mais bizarras da bíblia.
“E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal” Gênesis 19:26.

“E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou” Gênesis 19:33.
Ló falhou porque pensou que poderia viver em dois mundos ao mesmo tempo, dois mundo que não podem sequer coexistir. Esse é o ensinamento que as escrituras nos trazem por meio da história da transformação de Ló. Nós devemos ter consciência da influência que o mundo ao nosso redor pode ter em nós mesmos.
E devemos rejeitar todos os elementos desse mundo que são incompatíveis com os padrões que as sagradas escrituras estabeleceram para os filhos de Deus.
É somente através da vigilância é que poderemos escapar do triste destino de Ló.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41

quarta-feira, 12 de março de 2014

Critério é Critério


> critério é critério !!!!!!!
>
> Chegaram 700 currículos à mesa do diretor de uma grande multinacional.
> Ele diz à secretária:
> _Pegue os 30 que estão no topo da pilha e chame-os para serem entrevistados.
> Jogue os restantes na máquina fragmentadora.
> _O senhor está louco? São 670 pessoas! Talvez os melhores estejam lá!
> Ele responde:
> _Eu não preciso de gente sem sorte ao meu lado.
> -------------------------------------
>
> EMPREGADO NOVO
>
> O gerente chama o empregado da área de produção, negão, forte, 1,90m de
> altura, 100kg, recém admitido, e inicia o diálogo:
> _Qual é o seu nome?
> _Eduardo - responde o empregado.
> _Olhe, - explica o gerente - eu não sei em que espelunca você trabalhou
> antes, mas aqui nós não chamamos as pessoas pelo seu primeiro nome. Isso é
> muito familiar e pode levar a perda de autoridade. Eu só chamo meus
> funcionários pelo sobrenome: Ribeiro, Matos, Souza... Então saiba que eu sou
> seu gerente e quero que me chame de Mendonça. Bem, agora quero saber: qual é
> o seu nome completo?
> O empregado responde:
> _Meu nome é Eduardo Paixão.
> _Tá certo, Eduardo. Pode ir agora...
> ------------------------------------------------
>
> Pedido de aumento
>
> O jovem empregado vai à sala do diretor da empresa onde trabalha:
> _Senhor diretor, vim aqui para lhe pedir um aumento. E adianto já que há
> quatro empresas atrás de mim.
>
> Com medo de perder aquele promissor talento, dobra-lhe o salário ... as
> empresas valorizam os funcionários quando eles recebem outras propostas..
>
> _Mas mate-me uma curiosidade. Pode dizer-me quais são essas quatro
> empresas?
>
> _Sim, senhor. A da luz, a da água, a do telefone e o meu banco!!!
>
> -------------------------------------
>
> RACIOCÍNIO RÁPIDO
>
> Pra testar o caráter de um novo empregado, o dono da empresa mandou
> colocarR$500
> reais a mais no salário dele.
> Passam os dias, e o funcionário não relata nada..
> Chegando no outro mês, o dono faz o inverso: manda tirar R$500 reais.
> No mesmo dia, o funcionário entra na sala pra falar com ele:
> _Doutor, acho que houve um engano e me tiraram R$500 reais do salário.
> _É ? Curioso que no mês passado eu coloquei R$500 a mais e você não falou
> nada.
> _É que um erro eu tolero, doutor, mas DOIS, eu acho um absurdo !


 
 

quarta-feira, 5 de março de 2014

COMO ADQUIRIR ENTENDIMENTO DE DEUS?

Quando damos conta de graves consequências resultantes de falta de entendimento e percebemos que existem benefícios quando se temos tal, procuramos adquiri-lo. Mas o que seria entendimento? Entendimento de acordo com o dicionário priberam significa “1. Faculdade pela qual o espírito se apodera das ideias e as compreende. 2. Inteligência; juízo; razão. 3. Acordo; combinação; transacção. 4. Maneira de pensar. = ENTENDER, OPINIÃO”.
O entendimento é uma necessidade em nossas vidas. Querido leitor, veja abaixo alguns benefícios do entendimento:
(Pv 3:13-18) “Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz. A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado”.
Nota-se que o fruto de se adquirir entendimento se resume em uma vida próspera em tudo. Vida longa, riquezas e honra. A falta de entendimento nos leva a uma vida aleijada e não ter entendimento faz com que caminhemos de forma contrária a vontade de Deus. Veja essa tremenda comparação com a falta de entendimento:
(Sl 32:9) “Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem”.
Isso é muito forte! Uma pessoa sem entendimento é uma pessoa néscia, por isso o salmista pedia a Deus entendimento!
(Sl 119:34) “Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração”.
Através do entendimento podemos andar segundo a palavra de Deus guardando seus mandamentos e como consequência de uma vida de obediência teremos uma vida abundante. Assim aconteceu com Daniel:
(Dn 1:19-20) “O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei. O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino”.
O entendimento que está sendo enfatizado aqui é o que Deus dá. Entendimento para conhecer a sua palavra, seus propósitos. A própria bíblia que não podemos nos apoiar em nosso próprio entendimento: (Pv 3:5) “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento”;
A palavra nos diz em Jeremias 9:23-24:
“Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor”.
Esse entendimento não é adquirido pelo seu intelecto, seminário ou faculdade. Essa compreensão é dada por Deus. A bíblia declara que Deus deu entendimento para Daniel (Daniel 1:17). Assim aconteceu com Davi (1 Cr 28:19), Salomão (1 Rs 3:9), Zacarias (2 Cr 26:5) e muitos outros.
Como adquirir entendimento?
(Sl 119:130) “A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes”.
Escutar, ler e estudar a palavra traz entendimento a nossa vida. A palavra de Deus é viva e eficaz e nos prepara para toda boa obra.
(Pv 4:1) “Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos, e obterão discernimento”.
Ser desobedientes a instrução de nossos pais perderemos entendimento. Muitas vezes por falta de obedecermos aos nossos pais entramos em vários problemas e situações difíceis justamente por ter ignorado a instrução deles. Se quisermos gozar de todos os benefícios do entendimento devemos ser obedientes aos nossos pais, por isso o primeiro mandamento como promessa é:
(Dt 5:16) “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.
Mais um passo para adquirir entendimento:
(Pv 15:32) “Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento”.
Recebendo disciplina e correção recebemos entendimento. Lembre-se que (Hb 12:6) “pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”. Mas se endurecemos nosso coração acontecerá como Paulo escreveu para Éfeso:
(Ef 4:18) “Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações”.
Sem Cristo não há entendimento:
Como filhos de Deus devemos alcançar o entendimento que Deus dá aqueles que receberam a Cristo, pois sem Cristo não entendemos a Deus. A bíblia declara:
(2Co 3:14) “Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido”.
Por que somente em Cristo posso ter entendimento?
(2 Co 4:4) “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.
Em Cristo, temos a mente dele!
(1Co 2:16) “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo”.
Que você possa ainda hoje adquirir entendimento do Pai, de sua palavra, sua vontade, seus propósitos
 
 

O SEGREDO DO SUCESSO

Um rapaz muito pobre perguntou certa vez a um pregador o que ele poderia fazer para os seus sonhos se tornarem realidade.
O pregador respondeu: ” LEIA A BIBLIA , E O ESPIRITO SANTO DIRÁ O QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA SE TORNAR UMA PESSOA FELIZ E BEM-SUCEDIDA .
O rapaz passou a ler todos os dias uma passagem da BIBLIA. Logo aprendeu que para alcançar o sucesso, construir bons relacionamentos e ser feliz deveria obedecer aos preceitos de DEUS declarados em suas Palavras. O rapaz entregou a sua vida a JESUS, pediu perdão aos seus pais e a seus irmãos , com quem há algum tempo não falava , organizou sua vida e continuou em busca da realização dos seus sonhos.
Sua vida tomou novo rumo. Conseguiu um bom emprego, estabilizou-se financeiramente, tornou-se um crente fiel, e finalmente encontrou a felicidade que tanto procurava. Se você deseja ter uma vida de sucesso e alegria, se deseja construir bons relacionamentos, amar e perdoar busque para isso sabedoria na BIBLIA SAGRADA. Ore pedindo ao SENHOR que ilumine o seu caminho. Mantenha-se firme na fé, e você será mais que vencedor em CRISTO JESUS.


Leia mais: http://www.dcerpe.com/estudo-crescer/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br