sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A Importância Do Trabalho Em Equipe

O psicólogo Abraham Maslow constatou que os indivíduos têm diversas necessidades, com diferentes forças. Sabemos que necessitamos de alimento, de abrigo, pagar nossas contas, de segurança no emprego, etc., mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso nosso trabalho se torna enfadonho e sem graça.
Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho.
Há… coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida… os gafanhotos não tem rei, porém todos saem, e em bandos se repartem (Provérbios 30:24-27).
Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e auto-gerenciamento.
As primeiras têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho. Você já viu de perto um formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar? Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente.
Mas o que é trabalho em equipe?
Suponha que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a semente e o terceiro integrante tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do trabalho dos outros, “é cada um por si”.
Um certo dia o segundo membro da equipe faltou ao trabalho por motivo de saúde, porém a atividade continuou, pois cada um recebia o salário correspondente ao seu dia de trabalho e eles sabiam muito bem qual era sua responsabilidade, sem a necessidade de um líder para orientá-los. Você cavava o buraco, o segundo não jogou a semente (pois havia faltado), mas o terceiro tapava o buraco e assim prossegue o dia inteiro…
Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Se no exemplo anterior você e os demais integrantes do grupo trabalhassem como equipe, conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e objetivos comuns, certamente vocês diriam: “nosso colega faltou, vamos ter que substituí-lo ou mudar o modo como estamos plantando, se não nosso trabalho será improdutivo”.
Toda equipe é um grupo, porém… nem  todo grupo é uma equipe. (Carlos Basso, sócio-diretor da Consultoria CR Basso)
Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.
Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: Todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme.
(Suzy Fleury, psicóloga e consultora empresarial e esportiva)
Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado.

A importância da perseverança

Texto Bíblico: Filipenses 3: 12- 17
INTRODUÇÃO
A Perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã. Acredito que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã. E, também acredito que o motivo de muitas derrotas, na vida de muitos cristãos e grandes homens de Deus é devido a abstinência desta admirável virtude que é a PERSEVERANÇA.
Qual a definição de perseverança?
Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar, Continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se, persistir, Conservar a sua força ou ação; continuar, perdurar, subsistir, persistir, Ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.
I. PORQUE PERSEVERAR ?
Jesus nos mostrou a importância de perseverar, para alcançar a salvação.”Mas aquele que perseverar até o fim será salvo”, Mt 24: 13. Sem a perseverança você não pode alcançar a salvação, afinal ela é um ato feito pelo Amor de Deus, por meio de Jesus Cristo
A Bíblia nos mostra muitos homens e mulheres que perseveraram e obtiveram a conquista da sua vitória, a realização dos seus sonhos. Nóe que perseverou, mesmo sendo criticado, humilhado, desprezado; contudo lutou na construção da arca e salvou-se juntamente com sua descendência.
Josué, perseverou em seguir ao Senhor, Js 24:15. O nome Josué no hebraico quer dizer: Jeová é Salvação e no grego significa Jesus. Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim, era um servo fiel e companheiro de Moisés. Ele foi designado por Deus como sucessor de Moisés, e através da perseverança ele estimulou o povo a destruir Jericó e também sorteou Canaã as tribos. Rute, foi uma mulher que perseverou diante de Boaz, mantendo-se intacta em sua reputação até ser redimida e tomada por esposa, Rt 4: 13. E por galardão de sua nobre perseverança, o seu nome foi inserido na genealogia de Cristo Jesus, Mt 1:5 .
No Novo Testamento, Jesus o mestre da perseverança, nos ensina que devemos dar frutos com perseverança, Lc 8: 15 Jesus diz: ¨Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a Palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.” O apóstolo Paulo constantemente levava uma só mensagem em seu coração : “os exortavam a que permanecessem na Graça de Deus”, At 13: 43.
Porém, entre todos os homens da Bíblia que vemos como exemplo de perseverança. Tomamos o exemplo de Cristo que logo no começo de seu ministério foi tentado por satanás, a não prosseguir; mas venceu este obstáculo, Mt 4: 10,11.
E após ter vencido esta difícil provação, que era de seus conflitos pessoais, os demais ele conseguiu superar, sendo vencedor nas provações seguintes. Sejamos portanto, perseverantes em todo o trabalho que fizermos para Deus, em toda a nossa vida, II Cr 15: 7: “Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa.”
II. NÃO DEIXES DE PERSEVERAR
Tivemos alguns homens que desistiram de perseverar deixando-se levar pelo pecado e a perda da comunhão de Deus.” Judas, Mt 27:4,5″ Ananias e Safira, At 5:1-9″ Himeneu e Alexandre, I Tm 1:19,20. Não podemos deixar de perseverar, porque a perseverança: ” Nos conduz a salvação, Mt 24: 13″ Nos torna santos, Cl 1: 22″ Nos torna seguros, I Co 15: 58
III. AS MARAVILHAS DA PERSEVERANÇA
A perseverança trabalha na natureza, no temperamento, no comportamento do cristão, tornando-o resistente para vencer os obstáculos, II Pe 1:4.
Logo, o cristão passa ter a mente de Cristo, I Co 2: 16 .A perseverança ajuda o cristão a vencer as provações e tribulações da vida espiritual, Rm 12:12 .A perseverança é sinal de vitória, II Tm 4:7. A perseverança produz vitória !!! O cristão perseverante não pode se separar de Cristo, Gl 5: 4 .
IV. A NECESSIDADE DA PERSEVERANÇA
Devemos perseverar porque a Bíblia nos diz em Mateus 24:13 – “Mas aquele que perseverar até o fim, será salvo”.A Palavra de Deus também nos adverte em relação a apostasia, que significa: desviar-se da fé, desistir … , não podemos parar, não podemos desistir, e sim, devemos seguir olhando para o alvo que é Cristo Jesus, I Tm 4:1-3; Mt 24:4-5. E satanás anda enganando, seduzindo o mundo, portanto não deixe-se levar pelas banalidades desta vida, pelas camuflagens do inimigo, pois este mundo está rodeado de falsas aparências, seja um vencedor e tenha discernimento do Espírito de Deus para identificar as ciladas do inimigo, Ap 12:9; I Jo 2:16,17.
CONCLUSÃO
Arte da perseverança está renúncia, na busca constante da consagração e comunhão com o Senhor nosso Deus. É preciso abrir mão de muitos desejos pessoais, é preciso sacrificar as suas intenções naturais, para seguir no perfeito caminho da vontade de nosso Senhor Jesus Cristo !!!
~Liderança e Motivação – Gl. 6.9.10.

 “Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé.”
 Quando falamos da importância da igreja em células um dos motivos principais é a motivação que deve emanar do pastor titular para os seus lideres, e assim de seus lideres para os seus discípulos.
 A motivação está ligada diretamente ao comportamento humano e é movida por meio de estímulos que nos leva a alcançar os nossos objetivos.
 Precisamos entender que a motivação é pessoal, mas também pode ser feita por meio de ações coletivas com o objetivo de despertar a capacidade de cada pessoa a dar um passo mais além.
 Não existe mudanças ou crescimento sem motivação, então se desejamos alcançar o crescimento esperado com relação a igreja em células em nosso ministério precisamos ter e estarmos motivados na visão do IDE e do Trilho do Crescimento, caso contrário não alcançaremos no futuro a realização da igreja em células com eficácia.
 É importante entendermos no caso da igreja em células a motivação, pois se motivados seremos capazes de ultrapassarmos e de superarmos os limites e os obstáculos que poderemos enfrentar.
 A motivação e estarmos motivados com relação a igreja em células é de suma importância, pois as pessoas as quais iremos prepara-las nos terão com espelho, então nossa motivação deve contagiante em todos os sentidos.
 Cada um de nossos discípulos vamos dizer assim devem ter motivos para colocarem à mostra seus ministérios na visão do IDE e do Trilho do Crescimento e fazer isto com toda potencialidade, quanto maior for a motivação passada, maiores serão as realizações e assim alcançaremos os objetivos traçados com relação a igreja em células.
 A liderança da igreja em nossos dias precisa entender que não podemos mais viver como gerentes satisfazendo uma clientela, e até certo ponto dando ordens sem nenhum fundamento; hoje precisamos estar a frente coordenando e equipando nossos lideres.
 Células envolvem o conceito de motivação constante e empenho com o objetivo de formarmos lideres que também motivados irão formar outros lideres.
 O segredo do crescimento da igreja em células e da formação de lideres para formar novos lideres isso depende de nossa motivação, pois a motivação nos conduz a alcançar a visão.
 Quando falamos de motivação não somente para a igreja em células mas para todas às áreas de nossa vida precisamos estarmos apaixonados por aquilo que queremos o desejamos fazer, dificilmente iremos alcançar nossos objetivos se realmente não estivermos apaixonados, pois é a paixão que gera a motivação então não existirá igreja em células se não estivermos apaixonados.
 Muitos querem células estão até certo pondo entusiasmados com a ideia, mais falta-lhe paixão, pois é a paixão que gera a motivação para pagar o preço do sonho.
 Não existirá igreja em células sem motivação, e a motivação é gerada pela paixão, pois a paixão nos dá empolgação, entusiasmo e ânimo para fazermos sacríficos que serão agradáveis com relação a aquilo que realmente desejamos.
 Somente uma pessoa apaixonada está disposta a pagar o preço do sonho e é motivada a fazer sacrifícios para alcançar o sonho; então se um líder não estiver apaixonado pela igreja em células não terá motivação para pagar o preço.
 É nossa paixão que vai determinar nossa motivação, para alcancarmos mais do que estamos imaginando, pois através da paixão teremos motivação para levar avante a visão e acreditarmos de todo nosso coração que as células vem do coração de DEUS; e é. o grande desejo de DEUS para a igreja de nossos dias, este é o grande motivo que precisamos de motivação para realizarmos a tarefa a nós confiada paixão para fazer o que o Senhor já nos deu e confiou.
 Precisamos estar motivados para cumprirmos o propósito de DEUS com relação a igreja em células, pois a motivação deve ser a força geradora de nossas realizações. Uma pessoa motivada vai a qualquer lugar e faz de tudo para alcançar seus sonhos, não coloca obstáculos, faz sacríficos e paga o preço com alegria, pois a motivação é uma condição exigida para chegarmos ao sucesso de bênçãos que o Senhor preparou para sua vida.
 Se queremos realmente igreja em células tudo depende de nós, precisamos colocar mais entusiasmo, precisamos dar vasão a paixão neste sentido, pois empolgação, sem entusiasmo e paixão só vamos ver as dificuldades, a falta de tempo, que temos muito compromissos ou então que não precisamos disto ou daquilo para realizarmos a igreja em células.
 Quando realmente estamos apaixonados a motivação é viva dentro de nós e isto nos leva a alcançarmos os sonhos de nossa vida, e quando se trata a igreja em células temos a confiança que vamos alcançar a vitória completa em CRISTO JESUS nosso Senhor e Salvador.
 Então se realmente queremos a igreja em células tudo começa em nós, ou seja, precisamos estarmos apaixonados pela visão, pois sem a paixão não teremos motivação para pagar o preço do sucesso futuro.
 O Senhor nosso DEUS já nos deu o caminho, então agora depende de nós, é isto que o Senhor JESUS espera de cada um de nós uma igreja de multidões, uma igreja de lideres gerando almas a cada dia.
 Quem Ama ganha, quem ganha cuida. – Paixão para fazer e motivação para pagar o preço.
      Amém!

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A Cura da Alma

sexta, 20 de junho de 2014 às 15:38
Tiago 5:14-15
“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”

O tempo vem passando e ao longo dos anos novas doenças são descobertas. A humanidade vem sofrendo com muitas dores, pois o mundo jaz no maligno. (I Jo 5:19)
Porém, na carta escrita por Tiago conseguimos notar que realmente as doenças existem. (Tg 5:14a)e também percebemos que há um Deus soberano que tem o poder de curar o ser humano de todas as doenças. (Tg 5:14b-15)

As doenças são causadas por alguns motivos:
• O pecado
Tiago 5:15b

O pecado torna a pessoa vulnerável às enfermidades, porque ele afasta o homem de Deus, criando uma divisão, barreira (Is. 59:2). Essa separação deixa o homem sem a proteção divina. Por isso, as enfermidades encontram lugar. Marcos 2:5 / João 5:14

• Física
A causa principal das doenças físicas são os hábitos errados das pessoas que agridem o organismo e não atendem as suas necessidades. Estes hábitos errados vão enfraquecendo o organismo, que vai ficando sem resistência, sem defesa, intoxicando-se, perdendo a vitalidade e deixando de funcionar bem até adoecer. Mateus 8:14-17

• Espiritual
Causadas por espíritos de enfermidade, doenças que geralmente não são diagnosticadas pelos médicos, as pessoas sentem os sintomas, passam mal, porém, a medicina não encontra nada. Lucas 13:11 c/ 16
• Doença da alma
Causada na maioria das vezes por frustrações, fracasso, acontecimentos na vida que ferem interiormente. A doença da alma é muito séria, pois as feridas são internas, ninguém vê. São elas:Traumas, complexos, sentimento de derrota, abandono, fracasso e etc.
Sintomas de uma alma doente:
• O passado traumático que permanece vivo;
• Quando o presente é influenciado pelo passado;
• Quando não enxergamos um futuro melhor;
• Sentimento fatalista, a derrota sem luta.

A nossa alma está ligada aos nossos pensamentos, sentimentos, vontades, desejos. Da forma que imagino a minha alma, assim eu serei. Provérbios 23:7a
Houve um tempo em Israel onde a pobreza reinou, a escassez tomava conta. Israel estava sofrendo; esse sofrimento perdurou 7 anos. Juízes 6:1 

A pobreza, a miséria, era abundante no meio do povo. Juízes 6:3-6
Deus, então, resolve mudar essa historia escolhendo um homem chamado Gideão. Porém, Gideão se encontrava doente da alma.
Estava preso ao passado, aos acontecimentos. Essa prisão nos mostra o passado influenciando seu presente. Juízes 6:13a

Gideão duvidava do poder de Deus, ou seja, não estava crendo na poderosa mudança, sentimento de derrota, que está sozinho e, não há mas uma solução. Juízes 6:13b

Gideão não acreditava que por suas mãos a situação poderia ser mudada; ele se sentia incapaz.Juízes 6:15
Como ser curado da doença na alma?
Deus tem uma forma poderosa de trabalho em nossa vida, sarando nossa alma, contrariando todo sentimento de derrota dizendo:
Eu sou contigo, varão valoroso. Eu preciso entender que sou especial para o Senhor; não posso menosprezar a mim mesmo e estar ciente que o Senhor em momento algum tem me abandonado, pois Ele está sempre comigo. Juízes 6:12 c/16 

Ainda que a mãe que amamenta abandone seu filho, todavia o Senhor jamais se esquecerá de nós.Isaias 49:15-16

Havia um homem que também sofria com a doença da alma, não sabemos seu nome, porém, o conhecemos como o “Homem da mão mirrada”.
Na época de Cristo os portadores de alguma deficiência física eram rejeitados, e não viviam em meio à sociedade como uma pessoa normal, não podiam usufruir de uma vida tranqüila, sossegada, pois eram discriminados, rejeitados e ninguém os valorizava.

Essa vida lhe trouxe:
Traumas, complexos, ressentimentos a sua alma estava doente.
Para receber a cura ele teve que ir para o meio da multidão.
Marcos 3:3
Vir para o meio:
Não se importar com as pessoas que estão a sua volta, lhe discriminando, rejeitando, falando mal, difamando. Não dar ouvido para o que dizem de você.
Estender a mão...

Marcos 3:4
Expor seus traumas e complexos, colocar diante do Senhor Jesus com confiança, pois Ele vai restaurar a sua alma por completo.

Deus está com você! Valorize a sua vida, creia no Senhor, não dê importância ao que dizem de você. Coloque diante dEle sua vida, confie, porque o mais Ele fará. A cura da alma é certa, em nome de Jesus.
Se você deseja uma restauração completa em sua vida, você precisa receber o Senhor Jesus como Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador da sua alma.
Deus está com você e a sua alma está sendo sarada por Deus, em nome de Jesus!



Pr. Dyon Golbery

O caráter do sucessor




É muito triste quando um grande líder de uma empresa, organização ou ministério morre e aqueles que se diziam discípulos destroem a identidade da instituição. Eles prometem honrar a memória, mas agem loucamente, mudando toda a visão e os objetivos da entidade.
Quando lemos a Palavra de Deus, vemos que DEUS também tem esta preocupação. Quando Elias se queixou, dizendo que já estava cansado, Deus disse que já havia escolhido outra pessoa para substituí-lo. Elias então, obedecendo à Palavra do SENHOR, ungiu Eliseu, um anônimo que estava na 12ª junta de bois. Mas, quem era Eliseu para ser notado? Porque Deus não escolheu outra pessoa? Deus o escolheu porque viu nele o caráter de um sucessor.
Mesmo após a trasladação de Elias para o Céu, Eliseu manteve a identidade, não mudou nada e nunca desrespeitou o seu líder Elias. Eliseu poderia ter pensado: Agora que Elias partiu, farei do meu jeito, porque eu não concordava com algumas coisas, mas como eu não era autoridade máxima, não podia mudar. Agora é a minha vez de mostrar que comigo a coisa é diferente e ai de quem achar ruim!
Pelo contrário, Eliseu manteve a mesma identidade ministerial, com porção dobrada. É tão verdade que grande parte dos milagres que Eliseu operou eram semelhantes aos milagres realizados por Elias.
Lembra-se de Josué? Deus foi claro com ele: “Como fui com Moisés serei contigo... Se guardares os mandamentos que meu servo Moisés ordenou...”.
Eu tentei contar quantas vezes Deus usou a expressão “Assim como fui com Moisés”, mas não consegui, pois foram muitas. Isso significa que DEUS estabeleceu um padrão e é este padrão que deve ser seguido. O discípulo pode até complementar, mas sem perder a identidade e os estatutos da matriz.
Jesus é o maior líder de todos os tempos, ele também nos ensinou a obedecer aos estatutos da matriz: “Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos,por causa das mesmas obras. João 14:11”
Deus é tão zeloso pelos padrões da matriz que, muitas vezes, nas escrituras nós nos deparamos com repetições da lei. Todos os líderes de Israel tinham a obrigação de repeti-la a cada geração. Isso é ou não é um zelo para manter os padrões da matriz? Só para reforçar, o nome Deuteronômio significa “repetição”.
Antes de ascender aos Céus, Jesus disse para os seus discípulos continuarem aquilo que ele havia começado. Os discípulos tinham a missão de curar, expulsar demônios e pregar o Evangelho a toda criatura, porém, uma coisa me chama a atenção: a ordem de Jesus para que os discípulos recebessem o Espírito Santo.
Porque receber o Espírito Santo? Porque o Espírito Santo vem da matriz e somente quem tem o Espírito Santo está habilitado a continuar o ide do SENHOR JESUS.
Sem o Espírito Santo, Pedro não seria capaz de pregar para uma multidão de quase três mil pessoas, ainda mais por ser a sua primeira pregação. Sem o Espírito Santo, ele e João não seriam capazes de levantar um paralítico.
Quem ensinou tudo isso para eles? A Matriz, O SENHOR JESUS, e, como certificado de aprendizado, eles receberam o Espírito Santo como credencial para executarem tudo, da mesma forma como aprenderam com o mestre!
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” (João 14:12) .
Não adianta ter um bom mestre e não ter o “certificado de aprendizado”. O certificado não é um papel. O que demonstra que aprendemos é a forma como nos comportamos, e as pessoas reconhecem isso só de nos olhar.
De que adianta ter um grande líder e, quanto este partir você mudar a identidade? Os discípulos de Jesus permaneceram no mesmo propósito, de modo que começaram a ser chamados de cristãos, porque eles eram parecidos com Cristo.
Talvez você esteja lendo este artigo e perceba que não tem sido em nada parecido com a Matriz, mas eu quero lhe dizer que você está recebendo a oportunidade de espalhar a Matriz por todos os lados. Quando você se torna um Pregador do Telhado, você está nos ajudando a espalhar a verdadeira matriz (a Palavra de Deus) por centenas de rádios no Brasil e no mundo.
Você pode se tornar uma cópia perfeita da Matriz, se fizer o que ele mandou: ir por todo o mundo e pregar...
Mas pastor, eu não posso viajar para pregar a Palavra! Então, torne-se um Pregador do Telhado e ajude àqueles que já estão fazendo isso. O pastor Juanribe Pagliarin prega a Palavra de Deus pura como o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Ajude para que a matriz não seja perdida diante de tanta falsificação que há neste mundo.

Pr. Leandro Santos

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

SALVOS POR UM COPO DE LEITE!
Um dia, um rapaz pobre que vendia mercadorias de porta em porta para pagar seus estudos, estava com muita fome e só lhe restava uma pequena moeda no bolso.
Decidiu, então, que ao invés de tentar vender, iria pedir comida na próxima casa; porém seus nervos o traíram quando uma encantadora jovem lhe abriu a porta.
Em vez de comida, pediu um copo de água. A mulher percebeu que ele estava com fome e lhe deu um grande copo de leite. Ele bebeu devagar e depois lhe perguntou:
– Quanto lhe devo?
– Não me deve nada – 
respondeu ela. E continuou: – Minha mãe sempre nos ensinou a ajudar as pessoas.
– Pois te agradeço todo coração, a você e à sua mãe.
O rapaz saiu daquela casa não só refeito fisicamente, mas também com sua fé renovada em Deus e nos homens. Ele já havia resolvido abandonar os estudos devido às dificuldades financeiras que estava passando, mas aquele gesto de bondade o fortaleceu.
Anos depois, essa jovem mulher ficou gravemente doente. Os médicos locais estavam confusos. Finalmente a enviaram à cidade grande, para se tratar.
O médico de plantão naquele dia era o Dr. Howard Kelly, um dos maiores especialistas do país naquela área. Quando escutou o nome do povoado de onde ela viera, uma estranha luz encheu seus olhos e de pronto foi ver a paciente.
Reconheceu-a imediatamente e determinou-se a fazer o melhor para salvar sua vida, passando a dedicar-lhe atenção especial. Contudo, nada lhe disse sobre o primeiro encontro que tiveram no passado.
Depois de uma terrível batalha, eles finalmente venceram aquela enfermidade.
Ao receber alta, ela teve medo de ver a conta do hospital, porque imaginava que levaria o resto da sua vida para pagar por aquele tratamento tão caro.
Quando, finalmente, abriu a fatura, seu coração se encheu de alegria com estas palavras:
Totalmente pago, há muitos anos com um copo de leite – ass.: Dr.Howard Kelly.” 
Só então ela se lembrou de onde conhecia aquele médico.
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido – Gálatas 6.9.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
1 Reis 17:1-7


Elias aparece na história de Israel em um dos momentos mais sombrios da nação, aonde o pecado e a idolatria estava crescendo de forma assustadora.

Depois do reinado de Salomão, por causa do pecado e da idolatria, Israel foi dividido em dois reinos. Reino Norte chamado Israel (10 tribos ), e Reino Sul Judá ( 02 tribos ).

No Norte o Rei de Israel na época era Acabe, mas estudando a Palavra de Deus, aprendemos que a esposa de Acabe que se chamava Jezabel era o poder por trás do trono, e o poder dominante no casamento.

Vejamos o que diz a Palavra sobre este casamento:

E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
1 Reis 16:30-31


Que coisa terrível, além de ter sido o pior rei até aquele momento, ainda casou com uma idólatra e adorou os seus deuses.

O casamento com Jezabel foi muito danoso para Israel principalmente na área da religião. A adoração a baal teve inicio com os cananeus e existia a tempos naquela parte do mundo, mas Jezabel levou quase todo o Israel a adorar a baal, conhecido como deus da chuva e da fertilidade.

Além disso, ela aboliu a adoração ao Deus verdadeiro ao ponto de exterminar os profetas de Jeová, isto mesmo, Jezabel matava profetas.

Por causa da bagagem que este casamento trouxe, a separação entre Deus o povo tinha atingido o seu ponto mais distante:

E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.
Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.
1 Reis 16:32-33


Que situação terrível, havia trevas demoníacas sobre toda a nação, o povo se prostituía e adorava a baal, e quando se levantava um profeta, Jezabel matava.

Mas Deus é maravilhoso, pois no pior momento de Israel, Ele levanta um grande profeta, um dos maiores profetas de Israel, seu nome era Elias.

Elias foi um homem de grande coragem, alguem forte o bastante, para encarar estes dois de frente, e para profetizar numa época aonde todos os profetas ainda vivos, estavam escondidos em cavernas.

Este homem de Deus chega num momento em que ninguém esperava, vai até a presença do Rei e diz:

Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
1 Reis 17:1


Glória a Deus, que coragem!!! Elias chega até Acabe e entrega a mensagem.

Neste estudo é importante analisarmos o significado do nome de Elias ( em hebraico Elijah ).

O seu nome significa, " O meu Deus é Jeová ".

O nome dele já era o seu cartão de visita, ele estava dizendo... 
Ei Acabe você adora baal,e acredita que ele controla as chuvas... 
Mas meu Deus é Jeová, e nestes anos não haverá nem chuva e nem orvalho, senão segundo a minha palavra.

Queridos leitores, que mensagem poderosa, Elias se coloca na brecha e entrega a mensagem de Deus, e sai de cena.

Mas o que me chama a atenção na mensagem de Elias é a frase " não haverá chuvas neste anos ", um palavra dura para aquela nação, pois pense comigo, o que acontece com um país que fica sem chuva durante seis meses? ou vamos complicar um pouco mais, imagina um país sem chuvas durante um ano?

Imagina os danos na economia, na agricultura, toda a infra estrutura da nação se enfraqueceria, pois haveria fome, os animais morreriam, os alimentos seriam escassos, os preços iriam subir absurdamente, os mais pobres iriam sofrer muito, os filhos iriam morrer de fome, de desnutrição, etc....

Mas Elias não disse que ficaria sem chuva durante um ano, ele disse "anos", e foi muito tempo, vejamos o que diz a Palavra:

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
Tiago 5:17


É isso mesmo, você leu certo!!! Três anos e seis meses sem chuva.

Israel sofreu muito, um dos piores momentos de sua história, a economia do país foi a falência, não havia plantação e nem colheita... E você sabe o que a nação fez? orou a baal, pediu para asera, um outro ídolo, e nada, nenhuma gota d'água.

E a nação não se arrependeu, não se voltou para Jeová, preferiram a baal do que a Deus, e o resultado da desobediência nós já conhecemos.

Vivemos dias difíceis, o mundo anda de mal a pior, tal como foi nos dias de Acabe e Jezabel, e o Senhor esta a procura de homens e mulheres cheios do Espírito Santo para fazer a diferença nesta geração, tal como Elias, servos fiéis que não se vendem, não se corrompem, que sejam exemplos para os fiéis, que vivam aquilo que pregam, profetas deste tempo, Jesus esta voltando e a obra precisa ser feita, e há muitas vidas ainda para serem alcançadas.

Mas vamos voltar para Elias, depois desta mensagem poderosa, Deus o manda para um ribeiro, e ali o sustentaria:

Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
1 Reis 17:3-4


Podemos tirar algumas lições valiosas para as nossas vidas, da mesma forma como Elias aprendeu no ribeiro de Querite.

Primeiro o significado do nome Querite.

Querite ( em hebraico, cha-rath ) significa..."cortar, colocar no tamanho certo", no sentido de pegar um pedaço de madeira para construção, deixando-a no tamanho correto para ser usado.

Não sei ao certo quanto tempo Elias passou naquele ribeiro, mas foram muitos dias, e foi um tempo preparado por Deus, ali profeta foi lapidado por Deus como uma pedra preciosa e de muito valor. Sabemos que os nomes na Bíblia tem significados, que nos ajudam a compreender o trabalhar de Deus. Elias precisava daquele tempo com o Senhor, para ser preparado para algo maior.

Uma das Palavras mais difíceis de ser ouvidas é " esconda-te ", fique oculto. Mas quando esta ordem parte do Senhor para os seus servos, tenha a certeza que é para crescimento. Eu vejo como um estagio na Faculdade de Jeová, e depois de aprovado, sabe o que acontece? Você esta preparado para ser usado grandemente pelo Senhor, e com uma grande unção, tudo para Glória de Deus.

Todos nós precisamos de um tempo a sós com o Senhor, momento aonde o Espírito Santo vem trabalhar em nossas vidas, e assim com um vaso nas mãos do Oleiro, precisamos ser transformado para sermos vasos de honra na Casa do Senhor.

Para que a obra seja completa em nossas vidas é necessário entrega e renuncia, é necessário consagração, oração e jejum, estar no ribeiro de Querite para nós hoje é viver pela fé, viver na dependência do Senhor.

E o Senhor sustentou Elias, ele iria beber agua do ribeiro e os corvos iriam trazer pão e carne pela manhã e a noite.

Quando andamos na dependência do Senhor somos sustentados, Ele provê todas as coisas.

Mas tudo isto só aconteceu na vida de Elias porque ele OBEDECEU:

Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
1 Reis 17:5-6


Elias estava pronto para obedecer ao Senhor publicamente e reservadamente, nos holofotes e também no ribeiro, todos nós que conhecemos a Palavra temos que obedecer ao Senhor, e servo fiel não questiona, não murmura, não duvida, apenas obedece.

E aprendemos em toda a Palavra de Deus que fé + obediência é igual a milagre.

Todo o dia Elias levantava de manhã, e lá vinham os corvos trazendo o pão e a carne, e ele olhava na sua frente e lá estava o ribeiro com água fresquinha para ele tomar, ele se alimentava, orava, meditava na Palavra, andava nas proximidades, voltava, e a noite lá vinha os corvos novamente com pão e carne, Elias agradecia a Deus pela provisão e dormia, descansava em Deus. E todo dia o milagre se repetia, por que Deus é fiel.

E Deus sustentava Elias com coisa boa, não era qualquer pão, não sei de onde aqueles corvos pegavam o pão, mas creio que era o melhor pão. Não era qualquer carne, também não sei de onde vinham as carnes, mas creio que era a melhor carne.

E como é bom viver o melhor desta terra, como é bom sorrir, ser feliz, conquistar grandes vitórias, mas.......

E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
1 Reis 17:7


Você leu novamente certo caro leitor, " o ribeiro secou ", os dias foram passando e Elias começou a notar que o ribeiro estava secando, já não estava como antes, mas como ele havia aprendido no longo do seu ministério confiou em Deus, e os dias foram passando, e aquele ribeiro farto de água, foi secando, secando, secando, até se transformar em uma poça d'água, e o vento quente secou a umidade do leito do rio, e logo apareceram as rachaduras na areia, e o ribeiro secou completamente.

Mas eu aprendo algo nesta passagem, Deus esta no controle da situação e sabe de todas as coisas, para nós muitas vezes é difícil entender o trabalhar de Deus, mas como Elias temos que confiar.

Aprendo também com Elias, pois mesmo com o ribeiro seco, ele não saiu daquele lugar, enquanto Deus não lhe deu a direção, ele não foi embora, estava seco, mas enquanto Deus não me mandar sair daqui, eu fico.

Alias o ribeiro seco era resultado da própria oração de Elias, ele orou para que não chovesse e não choveu.

Mas a verdade seja dita, quando o ribeiro seca em nossas vidas, falamos como Israel:

Porém Sião diz: Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim.
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.
Isaías 49:14-16


Quantos neste exato momento estão falando que Deus esqueceu dele, não fala mais, não ouve mais, mas não é verdade, leia os versículos acima, se possível em alta voz e grave em seu coração... 
Deus não se esqueceu de você.

Mas repito o ribeiro seco era resultado da própria oração de Elias, e da mesma forma é conosco Deus ouve e responde as nossas orações.

Com certeza você assim como eu já fez esta oração: Senhor me transforma, faça de mim um vaso de honra, tira tudo aquilo que não provém de ti, sonda o meu coração e vê se há em mim algum caminho mal, e me liberta, para que o Seu nome seja Glorificado. E DEUS OUVIU A SUA ORAÇÃO!!!!

Talvez você não esteja entendo a situação que esta enfrentando hoje, mas creia, confie em Deus e seja obediente, amanhã você ira entender, e vai glorificar o nome do Senhor Jesus.

Obedeça ao Senhor meu querido irmão (a), Deus quer te sustentar, Ele quer te ensinar a viver pela fé, Ele nunca te desampara e nem te deixa só. Deus esta no controle de sua vida, e quer ter uma história com você e não apenas momentos, Deus quer falar contigo todas os dias da sua vida, e não só nos momentos de dificuldades, quando a enfermidade chega, a porta se fecha, ou a família, ou casamento passam por dificuldades.

Deus quer te sustentar, te conduzir a uma vida de vitórias.

É muito fácil obedecer a Deus quando o ribeiro esta cheio de água, mas quando ele seca é difícil, porém o Senhor nos sustenta, Ele segura em nossas mão e diz... 
Vai em frente meu filho, Eu te ajudo!!!

Aprenda a confiar em Deus dia após dia. Não tenha medo. Nossa vida nem sempre é um mar rosas, tem espinhos também, as lutas vem para nos tornar mais fortes.

Quando o seu ribeiro secar, não se desespere, confie, se tiver vontade de chorar, chore, mas chore aos pés do Senhor, seu ribeiro não ficara seco para sempre, daqui a pouco vai chover novamente, e você vai viver o melhor de Deus nesta terra.

Quando o ribeiro seca, muitas vezes somos abandonados, as vezes até pelos amigos, mas não tem problema não, nosso Deus nunca nos abandona, sempre esta conosco.

Leia a Bíblia, muitos servos (a) de Deus sofreram, choraram, foram abandonados, ficaram sozinhos, mas todos os que foram fieis conquistaram grandes vitoria, muitos milagres foram conquistados por estes servos do Deus Altíssimo. Conosco é da mesma forma, por isso te digo vale muito apena ser fiel, você vai conquistar a vitória em nome de Jesus.

Elias ficou naquele ribeiro até o Senhor direciona-lo.

Ribeiro de Querite é lugar de passagem, lugar de treinamento, lugar de sair fortalecido para algo maior lá na frente.

Elias recebeu a direção de Deus:

Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
1 Reis 17:8-9



O ribeiro ficou no passado, algo novo estava lá na frente, mas ai é outra história... 
Uma nova história, escrita pelo Senhor que é fiel.

Quero indicar para os leitores, um livro muito edificante sobre Elias, e este livro me ajuda muito em meus estudos:

Série Heróis da fé.
Elias um homem de heroísmo e humildade.
Autor Charles R. Swindoll.
Editora Mundo Cristão

E não é só sobre Elias, há outros livros da série que fala sobre Jesus o maior de todos, Davi, Ester, José, Jó, Moisés, Paulo.

Mas nunca se esqueça... 
A Bíblia é a Palavra de Deus, nada a substitui, devemos meditar nela sempre, e estuda-la mais do que qualquer outro livro.

Deus te abençoe.

E nunca se esqueça...


Jesus te ama

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O GOVERNO DO JUSTO.

      QUANDO O JUSTO GOVERNA

    Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo suspira. (Provérbios 29.2)
    Quando os justos triunfam, há grande alegria; mas, quando os ímpios sobem, os homens escondem-se. (Provérbios 28.12)
    Sabemos que por muito tempo o diabo, chamado de enganador nas Escrituras Sagradas, tem tentado enganar o povo de Deus com discursos repletos de sofismas (dar aparências de verdade), do tipo: “Crente tem que sair da cidade durante o carnaval, senão cai!” ou mais absurdo ainda: “Crentes não devem estar nas universidades, se não se desviam!”. E ainda: “Crentes não devem estar na política, senão se corrompem!”.
    Os crentes, ficando fora das universidades, deixariam o poder do pensamento somente com aqueles que formam “deformando” através do Humanismo, do ceticismo do Darwinismo, ensinando aos nossos filhos que nada mais somos que uma simples e aleatória “evolução acidental”. Quem detem o conhecimento detem o poder!
    Por fim vimos um discurso hipócrita que queria roubar a cidadania dos cristãos dizendo que “política é do diabo”, e que todo crente na política se corrompe. Ou seja, o diabo estava dizendo para os crentes: “Cuidem de suas igrejas e deixem a cidade comigo”.
    Tivemos grandes homens de Deus na política. José, do Egito; Daniel, na Babilônia; Ester e muitos outros.
    A própria Bíblia que Abraão: De ti sairão reis, príncipes e governantes. (Gênesis 17.6).
    Martin Luther King disse que lhe incomodava mais o silencio dos bons que os gritos dos maus. A omissão no governo é a pior coisa.
    Omissão é falta de amor.
    Às vezes votamos em alguém porque sorri muito, ou porque é simpático e nos esquecemos de buscarmos saber como é o caráter e qual é a real intenção de chegar ao poder.
    Mas, por que a Bíblia diz que quando o justo governa o povo se alegra?
    Porque o verdadeiro justo será na política o governador de todos!
    8 Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José,
    9 o qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito e mais poderoso do que nós.
    10 Eia, usemos sabiamente para com ele, para que não se multiplique, e aconteça que, vindo guerra, ele também se ajunte com os nossos inimigos, e peleje contra nós, e suba da terra.
    11 E os egípcios puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. E edificaram a Faraó cidades de tesouros, Pitom e Ramessés.
    12 Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel. (Êxodo 1.8-12)
    E o governo do justo virá para trazer menos dor e mais alegria!

        Nossa pátria voltará a ser amada, nós acreditamos num governo justo para toda a nação.


O que diz Bíblia sobre Amor



O amor é a força mais poderosa do mundo. É o elo que liga pessoas umas com as outras e com Deus. O verdadeiro amor não depende de quem recebe amor. A pessoa que ama decide amar porque quer amar. O amor é uma decisão poderosa.
Não existe um amor igual ao amor de Deus, porque só esse amor, através de Jesus, pode transformar as nossas vidas e nos completar. Deus é amor. Seu amor serve de exemplo. Nós devemos amar os outros de forma incondicional, como Deus nos ama.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13:4-7
Nem muitas águas conseguem
apagar o amor;
os rios não conseguem levá-lo
na correnteza.
Se alguém oferecesse todas as riquezas
da sua casa para adquirir o amor,
seria totalmente desprezado.
Cânticos 8:7
Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.
Colossenses 3:14
Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
1 João 4:8
Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
1 João 4:7
Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
1 Pedro 4:8
O ódio provoca dissensão,
mas o amor cobre todos os pecados.
Provérbios 10:12
Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
1 João 4:19-20
Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.
Mateus 22:37-39
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças'. O segundo é este: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Não existe mandamento maior do que estes".
Marcos 12:30-31
Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
Mateus 5:44
Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.
1 João 5:3
Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
1 João 4:9-10
Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.
1 João 4:16-18
O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.
Romanos 12:9-10
Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
1 João 3:11
Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.
1 João 3:14
Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nemDeem graças ao Senhor, porque ele é bom.
O seu amor dura para sempre!
Salmos 136:1
Amem o Senhor, todos vocês, os seus santos!
O Senhor preserva os fiéis,
mas aos arrogantes dá o que merecem.
Salmos 31:23
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8:38-39
Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
Romanos 5:8
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
João 15:13
Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
João 15:9-10
Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.




























































sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Marcas de um vencedor Rm. 8:37 (Jossue Gonçalves)

Você nasceu para vencer e não aceite outro pensamento em sua mente a não ser o da vitória. "Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou".
I. Tem a grandeza de vencer suas limitações (Jz. 6:15, 16).
1. Moisés - Pesado de lábios, liderou o povo.
2. Jeremias - Dizia ser muito jovem.
3. Gideão - Afirmava ser o menor, da menor das famílias.


II. Tem atitude mental positiva (Fl. 4.6-13).
1. Josué e Calebe - "Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela" (Nm. 13:30).
2.Paulo - "Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Jesus" (Rm. 8:28, 37).

III. Nunca espera a aprovação de todos (2 Tm. 2:14; Lc. 13:10-17).
1. Espere a aprovação de Deus (At. 5:29);
2. Elias;
3. Jesus (Lc. 7:31-35).

IV) Não se conforma, busca sempre a excelência (Rm. 12:2).
1. O conformismo é a marca dos medíocres;
2. O segredo é nunca parar de crescer;
3. É preciso ter santa ambição.

V) Sabe ouvir críticas e enfretá-las sem perder a doçura (2 Re 6:1-3).
1. Onde não há críticas, tem algo enrustido;
2. As críticas nos fazem continuar buscando a excelência;
3. É preciso separar críticas construtivas das destrutivas (Gl. 2:11-14).

VI) Sabe dar significado a tudo que faz, porque tem um ideal (1 Co 9:26).
1. Trabalha tendo um ideal (Fl. 3:14);
2. Oração tem propósito;
3. A vida tem sentido.

VII) Sabe dizer não (Jo. 2:4).
1. Para si mesmo (Gl. 5:23). Domínio próprio.
2. Para os amigos. Respeitando os limites.
3. Para o diabo. Resistindo-o (Tg. 4.7).

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A Cura da Alma




Tiago 5:14-15
“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”

O tempo vem passando e ao longo dos anos novas doenças são descobertas. A humanidade vem sofrendo com muitas dores, pois o mundo jaz no maligno.(I Jo 5:19)
Porém, na carta escrita por Tiago conseguimos notar que realmente as doenças existem.(Tg 5:14a)e também percebemos que há um Deus soberano que tem o poder de curar o ser humano de todas as doenças.(Tg 5:14b-15)

As doenças são causadas por alguns motivos:
• O pecado
Tiago 5:15b

O pecado torna a pessoa vulnerável às enfermidades, porque ele afasta o homem de Deus, criando uma divisão, barreira (Is. 59:2). Essa separação deixa o homem sem a proteção divina. Por isso, as enfermidades encontram lugar. Marcos 2:5 / João 5:14

• Física
A causa principal das doenças físicas são os hábitos errados das pessoas que agridem o organismo e não atendem as suas necessidades. Estes hábitos errados vão enfraquecendo o organismo, que vai ficando sem resistência, sem defesa, intoxicando-se, perdendo a vitalidade e deixando de funcionar bem até adoecer. Mateus 8:14-17

• Espiritual
Causadas por espíritos de enfermidade, doenças que geralmente não são diagnosticadas pelos médicos, as pessoas sentem os sintomas, passam mal, porém, a medicina não encontra nada. Lucas 13:11 c/ 16
• Doença da alma
Causada na maioria das vezes por frustrações, fracasso, acontecimentos na vida que ferem interiormente. A doença da alma é muito séria, pois as feridas são internas, ninguém vê. São elas:Traumas, complexos, sentimento de derrota, abandono, fracasso e etc.
Sintomas de uma alma doente:
• O passado traumático que permanece vivo;
• Quando o presente é influenciado pelo passado;
• Quando não enxergamos um futuro melhor;
• Sentimento fatalista, a derrota sem luta.

A nossa alma está ligada aos nossos pensamentos, sentimentos, vontades, desejos. Da forma que imagino a minha alma, assim eu serei.Provérbios 23:7a
Houve um tempo em Israel onde a pobreza reinou, a escassez tomava conta. Israel estava sofrendo; esse sofrimento perdurou 7 anos.Juízes 6:1

A pobreza, a miséria, era abundante no meio do povo.Juízes 6:3-6
Deus, então, resolve mudar essa historia escolhendo um homem chamado Gideão. Porém, Gideão se encontrava doente da alma.
Estava preso ao passado, aos acontecimentos. Essa prisão nos mostra o passado influenciando seu presente.Juízes 6:13a

Gideão duvidava do poder de Deus, ou seja, não estava crendo na poderosa mudança, sentimento de derrota, que está sozinho e, não há mas uma solução.Juízes 6:13b

Gideão não acreditava que por suas mãos a situação poderia ser mudada; ele se sentia incapaz.Juízes 6:15
Como ser curado da doença na alma?
Deus tem uma forma poderosa de trabalho em nossa vida, sarando nossa alma, contrariando todo sentimento de derrota dizendo:
Eu sou contigo, varão valoroso. Eu preciso entender que sou especial para o Senhor; não posso menosprezar a mim mesmo e estar ciente que o Senhor em momento algum tem me abandonado, pois Ele está sempre comigo.Juízes 6:12 c/16

Ainda que a mãe que amamenta abandone seu filho, todavia o Senhor jamais se esquecerá de nós.Isaias 49:15-16

Havia um homem que também sofria com a doença da alma, não sabemos seu nome, porém, o conhecemos como o “Homem da mão mirrada”.
Na época de Cristo os portadores de alguma deficiência física eram rejeitados, e não viviam em meio à sociedade como uma pessoa normal, não podiam usufruir de uma vida tranqüila, sossegada, pois eram discriminados, rejeitados e ninguém os valorizava.

Essa vida lhe trouxe:
Traumas, complexos, ressentimentos a sua alma estava doente.
Para receber a cura ele teve que ir para o meio da multidão.
Marcos 3:3
Vir para o meio:
Não se importar com as pessoas que estão a sua volta, lhe discriminando, rejeitando, falando mal, difamando. Não dar ouvido para o que dizem de você.
Estender a mão...

Marcos 3:4
Expor seus traumas e complexos, colocar diante do Senhor Jesus com confiança, pois Ele vai restaurar a sua alma por completo.

Deus está com você! Valorize a sua vida, creia no Senhor, não dê importância ao que dizem de você. Coloque diante dEle sua vida, confie, porque o mais Ele fará. A cura da alma é certa, em nome de Jesus.
Se você deseja uma restauração completa em sua vida, você precisa receber o Senhor Jesus como Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador da sua alma.
Deus está com você e a sua alma está sendo sarada por Deus, em nome de Jesus!
Seu problema por maior que seja, tem solução, é só confiar em Deus e buscar auxílio em sua palavra. Deus tem vitória pra você.



Não importa o tamanho ou farço do gigante, se você está lutando confiando em Deus, a vitória já é sua.
(Pregadores do telhado)
AGENDA
IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR (Boa União)
DIA 14, 15 e 16 DE OUTUBRO.
ANIVERSÁRIO DA IGREJA – 12 ANOS
PRESENÇA DO CANTOR ANDRÉ DA CARRUAGEM – RJ
VÁRIAS APRESENTAÇÕES DAS IGREJAS DA REGIÃO.


LOCAL: IGREJA NOVA Rua Amazonas, s/n


Naamã, um homem quase feliz.
Texto: II Reis 5:1-4

Introdução: Quero falar neste dia sobre o milagre que aconteceu na vida de Naamã o leproso, general importante do Rei da Síria.

Este milagre teria sido impossível sem o testemunho valoroso de uma moça que servia à esposa do general.

Este relato bíblico foi uma das histórias mais pregadas e que tem feito a muitas pessoas entender sua necessidade de obedecer a Palavra do Senhor.

Mas... era leproso…

Ao alcance dele estava quase tudo o que qualquer homem nesta vida deseja. Era general do exército, tinham-no em alta estima. Era homem valoroso (de prestígio e famoso).
Mas algo estava mau. Este problema estragava tudo para ele. Era leproso.
É possível que o homem hoje em dia chegue a alcançar quão mesmo Naamã. É possível alcançar o prestígio, a fama, as riquezas, etc. Mas se alcançar todo isso e lhe falta uma experiência pessoal com Deus, em realidade não alcançou nada.
O que adiante ao ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma?
Deus deseja alcançar a todos, Ele sempre usa uma estratégia, pode uma pessoa ou uma circunstância, para falar com o homem. Precisamos prestar atenção, e obedecer o voz de Deus.



Naamã só foi curado porque ele obedeceu a ordem do homem de Deus.



Pr. Ed./IEQ.