sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aprendendo a agir segundo a vontade de Deus -- Êxodo 2.11-25

Introdução:

Em nossa vida sempre enfrentaremos situações muito difíceis de lidar. Podemos ate questionar com Deus; Porque tantas situações difíceis Deus nos permitem passar. Na verdade Deus permite esses tipos de situação para nos fazer entender que as vitórias de nossas vidas nós só teremos agindo segundo a vontade de Deus. E se muitas vezes estamos na igreja, mas, temos sofrido frustração, é unicamente porque tentamos fazer a nosso modo, da nossa forma, com nossas forças etc. Deus quer nos ensinar através das situações da vida a dependermos unicamente dele. Vejamos o exemplo de Moisés, e veremos a forma que Deus quer agir em nossas vidas nesse dia:

 

I - A situação de Israel? EXODO no capítulo1.

a) Estavam em terra estranha? V.5 Nunca ficamos a vontade.

b) Um povo que era invejado? V.7,9 Sempre mal visto por todos.

c) Por isso sofria perseguição? V.11,12 Incomodando muitos.Quem cresce incomoda.

d) Os inimigos tinham como alvo principal as famílias v.15-16 A estrutura de uma boa sociedade.

e) Mas o Temor a Deus sempre sustenta as famílias salvas das garras e astúcias diabólicas v 17-21. Deus sempre preferiu as coisas desprezíveis para confundir as que não são.

f) O inimigo nunca desiste de lutar contra o povo de Deus v.22 No mundo tereis aflições.

 

II - Moisés a pessoa certa no memento errado-Gênesis Capítulo 2

1 - Primeira fase de Moisés- 40 anos na corte - V 1-10

a) Tentando ajudar seu Povo v.11-12 - Viu o sofrimento do povo e tentou livrá-los. Tentando de sua própria forma, (sem saber a de Deus).

b) Agiu com a sua própria força -

c) Foi mal interpretado por seus familiares v.13,14.

d) Não foi forte o suficiente para suportar a conseqüência? V.14-15

e) Frustrou-se a ponto de fugir v.15

 

2 - Segunda fase de Moisés 40 anos no deserto Ex. 3

a) Deus aparece para Moisés v.2. No Momento certo

b) Quando Moisés voltou-se para a sarça, Deus então começa a mudar a sua historia? V3- 4 - Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós.

c) Interesse em ouvir o que Deus tem a dizer  v4 - Tem que estar dispostos (Desejar) a ouvir Deus.

d) Convidado a tomar uma posição de servo v5-6. Muitas vazes  esquecemos que somos servos e que Deus É quem da as ordens. Is 45.9.

e) Convidado a tirar as sandálias de seus pés v5  Moisés é convidado por Deus a fazer tudo da Sua maneira daqui por diante .

f) A observar a santidade de Deus v-5 Muitos não estão preocupados em servir a Deus em santidade  Se esquece que Deus é Santo e nos convida a sermos também  Lv 11.45

g) Primeiro Moisés foi sem a autorização de Deus – Êxodo 2:10-12 .Nunca faça nada sem a autorização de Deus.

 

 

h) Moisés estava com receio de o povo não lhe dar credito como na primeira tentativa Êxodo 3:13-14 e 18 Cap. 4 1-9  Mas os sinais seguirão aqueles que crerem EM MEU NOME

i) Moises foi um homem que partiu para cumprir a palavra com Deus Êxodo 4:18  Muitos tem fugido dos propósitos de Deus como fez o profeta Jonas

 

3 - Moisés entra então em sua terceira fase. A de contemplar as maravilhas de "El Shadai", o "Todo Poderoso"Êxodo 6:1.

 

Conclusão:

Se em todos os momentos de nossa vida, quer sejam bons ou ruins, andarmos segundo a vontade de Deus; Ele sempre nos dará vitória e nunca seremos frustrados.(Lucas 5:4).


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ampliar a Visão Para Reter a Conquista

Gn 13.14-15, I Reis 18.41-46 e Ezequiel 37.1-14


Introdução--  

 Deus é um Deus grande, que valoriza as coisas pequenas, mas a sua visão é grande. A Bíblia diz que Seus pensamentos são mais altos que os nossos, por isso para retermos a grande conquista obtida precisamos ampliar a nossa visão, pois atrás desta conquista outras maiores virão, e não podemos perder nada do que conquistamos e do que conquistaremos. Pois temos um decreto sobre nós de sermos mais do que vencedores.

 

 Muito do que conquistamos não prospera ou não vai à frente porque temos às vezes uma visão pequena ou uma visão atrofiada, alguns problemas como uma miopia ou estigmatismo na visão espiritual. E aí o que conquistamos  é perdido por falta de visão. Você já ouviu isto:  Fulano tinha tudo para prosperar, mas infelizmente não teve visão do que era para fazer, por isso perdeu...  infelizmente esta história tem se repetido na vida de muitos. Mas eu quero declarar agora uma cura divina na sua visão espiritual, emocional e profissional, e você não somente vai conseguir reter a sua conquista, mas fará da sua conquista a conquista mais próspera.

 

       Chegou a hora de ampliarmos a nossa visão não só para conquistarmos coisas maiores, mas para retermos o que já conquistamos.


       O que é ampliar? - ampliar é tornar amplo, tornar algo em grandes dimensões, muito extenso, espaçoso, vasto, sem restrições, ilimitado.


       Ampliar a visão é um sinal no reino do espírito de conquista. A nossa visão pode limitar a nossa ação. E ação limitada é ter uma conquista limitada. Quanto maior é a visão, maior será a unção
   *Para que ampliarmos nossa visão?-Para possuirmos até onde nossa visão for (Gn. 13: 14 e 15). Deus falou para Abrão, ergue os seus olhos e olha. Em outras palavras Deus estava dando uma ordem para Abrão CONQUISTA e CONSOLIDA SUA CONQUISTA, mas para conquistar ele tinha que ampliar sua visão.


       Ergue os olhos e olha, tem pessoas que erguem até os olhos, mas não conseguem ver, enxergar aquilo que Deus fez e aquilo que Ele quer dar para que elas possam possuir. Deus falou a Abraão, olha desde onde estás... (Não importa onde você se encontra, se você se encontra naqueles momentos mais difíceis da tua vida). Porque toda essa terra que VÊS Eu te darei. Querido é até onde a sua visão for é que Deus te dará, é a medida daquilo que conseguirmos ver, mas esse ver não está ligado ou limitado a visão física, mas a sua visão espiritual, ou seja, à medida que você crer.


       Quando Deus falou a Abrão ergue os seus olhos, Ele estava dizendo o seguinte não pare o seu olhar neste mundo natural, não pare o seu olhar nas dificuldades, não para o seu olhar nas traições e dores, mas ergue os seus olhos e veja além do quê olhos físicos vêem, veja além daquilo que você possa apalpar, pois é isto que Deus te dará e fará você reter o que conquistou.


Precisamos ampliar nossa visão para vermos o que ninguém está vendo (I Reis 18: 41-46)-  Que visão tremenda, alguns poderiam ter visto uma nuvem pequena como a palma de uma mão de um homem e nem se comoveram com aquela nuvem, mas Elias viu o que ninguém viu por que tinha uma visão ampliada e falou: manda Acabe correr porque a chuva vai cair, e não demorou e a grande chuva caiu. Para alguns pode ser somente mais uma oportunidade, mas para aquele que tem uma visão apurada sabe que é, mas que uma oportunidade é a hora de alcançar e de se reter o que alcançou. Peça a Deus que Ele amplie sua visão.


       Alguns talvez que estivessem perto de Elias, quando ele mandou o recado para Acabe, deveriam estar comentado o seguinte: eu não estou vendo nem sinal de chuva, olha só que nuvem pequena como poderá vir chuva?


       Talvez os mesmos que fizeram tal comentário, quando a chuva caiu deveriam ter ficado estatelados, pois os diagnósticos deles foram estraçalhados por um profeta de visão. Assim será com você também, os diagnósticos de muitos serão rasgados porque você recebeu uma visão ampliada que irá reter sua conquista, e o que muitos não enxergam hoje daquilo que você vê, amanhã não terão como contestar, pois verão o que a sua visão o fez conquistar ou receber.
Para conseguir ver um exército se levantando no meio de um vale de ossos secos. (Ezequiel 37: 1-14)-Talvez a tua casa tem sido como vale de ossos secos,mas a tua família se levantará como um exército.Ter visão ampliada para profetizar vida mesmo que seja diante de um vale de ossos secos, diante de sepulturas e ver um exército se levantando.


Quem poderia crer que aquela situação poderia produzir um exército só quem tem sua visão ampliada em fé.


       Eu não sei qual situação que você está vivendo hoje, mas eu sei que se a sua visão não estiver na situação que você vive hoje e estiver naquilo que você crer, você irá conseguir vencer. Ter visão ampliada significa olhar a situação além, a olhar por fé e ver o que ninguém está vendo hoje, mas você vê porque crer, nós não vivemos por vista humana, mas vivemos por fé, ou seja, por aquilo que cremos. Hoje é um vale de ossos secos, mas amanhã se tornará num exército poderoso. Hoje é desemprego, mas amanhã você vai se ver empregado.Hoje é doença,mas amanhã você verá saúde.Hoje é tristeza,mas amanhã você verá alegria.Hoje você paga aluguel,mas amanhã você terá sua casa própria.Hoje você anda a pé,mas amanhã você terá o seu carro.Creia nisto e verás a diferença em sua vida a partir da nova história que vai se iniciar.

 

Conclusão-- 

Peça a Deus visão ampliada para conquistar coisas maiores, aquelas que ninguém vê e nem acredita, mas que você em Deus consegue ver. Peça a Deus visão para reter aquilo que conquistou e Deus te dará.
     Mas comece retirando todas as escamas que te empeçam de ver, retirando toda incredulidade, toda comodidade e receba agora, agora uma nova visão, uma visão ampliada para o novo ano que vai começar.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VEJA COMO ME TRATA, POIS AMANHÃ PODEREI SER O TEU CHEFE—PROV. 11: 25, 27,29.

INTRODUÇÃO

Eu inicio essa mensagem dizendo que certa vez, Jesus agradeceu a Deus Pai dizendo que ele ocultara seus mistérios dos sábios e instruídos e revelara-os aos pequeninos. (Mateus 11:25).isso mostra que Deus é dotado de vontade e de preferências.Ele se agrada ou se aborrece com determinadas características da personalidade humana.Rejeita o orgulho e a auto-suficiência,mas acolhe a simplicidade e a humildade.Na realidade,todo se humano possui um mundo a ser descoberto.Só não enxerga isso quem vê os outros apenas com os olhos físicos.Nos dias atuais valorizamos muito mais a estética do que o conteúdo.

Prov. 11:25-O generoso prosperará;quem dá alívio aos outros,alívio receberá-- 
Amar o próximo. Uma pessoa que não consegue se relacionar bem com seu próximo, é porque há deficiência em seu relacionamento com Deus (1º João 1:7). Há crises afetando o coração dessa pessoa. Quando um coração está em crise, torna a língua uma arma que destrói. Gente falando de mais (Provérbios 10:19).Ataques verbais com intenção de matar.Os próprios crentes mandam as pessoas embora.(Mateus 23:13).

Lucas 6:38—É muito fácil desejar a 1ª parte desse versículo,porque as pessoas eliminam o verbo dar que diz daí.As pessoas esquecem da medida.Você recebe o tratamento que você dá. “Porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”. As pessoas são egoístas,só querem receber;um bom tratamento,uma boa oportunidade na vida,mas quando precisam ajudar alguém,não ajudam.Só pisam,humilham as pessoas.Se queremos compreensão,respeito,,gentileza,solidariedade,devemos aprender a ser compreensivos,respeitosos gentis e solidários.

VAMOS COLHER AQUILO QUE PLANTARMOS
 
1. Quem plantar joio ervas daninhas e espinhos não pode esperar nada diferente além de intrigas, desunião e decepções.

2. Quem plantar amor, fé, esperança e verdade colherão frutos próprios para uma vida de vitória.
Provérbios 11:27—Quem procura o bem será respeitado;já o mal vai de encontro a quem o busca—Você que tem funcionários,é você quem faz a pintura.Você que é líder de um grupo na igreja,é você quem faz a pintura.Os teus funcionários,os teus liderados,é um quadro em branco,mas a pintura é tua.

Provérbios 11:29-Quem causa problemas à sua família herdará somente vento;O insensato será servo do sábio.Como você é na tua casa? Só tem um meio dos pais influenciarem positivamente seus filhos que é seguindo aquilo que Jesus deixou em sua Palavra. O mundo está repleto de influências negativas. A moda e os costumes exercem forte poder sobre os jovens. Se os pais faltam em seus deveres de instruir, guiar e restringir, os filhos naturalmente aceitarão o mal e se desviarão do bem... Todos os pais devem ir muitas vezes ao seu Salvador com a oração: "me dá sabedoria".

CONCLUSÃO— 
Eu termino essa mensagem contando a seguinte ilustração:Certa vez,num final de tarde de verão,o tempo se fechou.o céu escureceu e o vento inundou o quintal,entrando pelas janelas e invadindo o quarto onde alguém estava deitado apreciando aquela cena.no quintal havia duas árvores:um mamoeiro e uma goiabeira.Esse alguém observava com atenção o quanto o vento balançava de forma diferente as árvores e viu que na ponta de um dos galhos da goiabeira que se dobrava pela força do vento,uma rolinha tinha feito o seu ninho.Estava ali e, apesar de toda ventania,a ave descansava firme naquilo que havia construído.No mamoeiro,apenas suas folhas balançavam,pois seu caule grosso permanecia ereto,rijo,talvez orgulhoso por não se dobrar diante da força do vendaval.quando esse alguém acordou no dia seguinte,numa manhã de sol bonita,o mamoeiro estava no chão.Seu caule,apesar de grosso,rompeu-se e quebrou.A goiabeira estava lá,intacta,abrigando a rolinha.podemos tirar algumas lições desse quadro que,com certeza,são as maravilhas da natureza,mostrando a glória,a sabedoria e a vontade de Deus em nossas vidas.nunca vi qualquer ave fazer ninho em pé de mamão.Quantas vezes temos sido mamoeiros irredutíveis em nossa posições? Não reconhecendo nossos erros, não sabendo pedir desculpas e perdão e reconciliarmo-nos.Não temos nos dobrado.Quando nos dobramos,as benção fazem ninho em nossa cabeça,mas Quando não somos flexíveis nada para em nós.O que você tem sido? Goiabeira ou mamoeiro?quem não se dobra,cai e fica prostrado, mas quem se dobra está sempre em pé.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Hoje chegou salvação nesta casa!

Autor(a): Pr. Josué Gonçalves


1. A manifestação da presença de Deus sempre será proporcional à nossa procura 
por Ele. "...procurava ver quem era Jesus..." (v.3)

2. Para alcançar objetivos elevados em Deus, é preciso superar obstáculos. Tudo 
o que tem muito valor, dá trabalho. "...subiu a um sicomoro..." (v.4)

3. O que havia no coração de Zaqueu Deus não encontrou no coração dos outros
que estavam próximos à Jesus. Um coração que fez toda a diferença no 
meio da multidão.

4. Deus não está indiferente ao esforço que você está fazendo para ter mais da 
sua glória, da sua presença, da sua unção. Ele estava observando o esforço de 
Zaqueu por vê-lo. "Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima,
disse-lhe: Zaqueu..." (v.5)

5. Zaqueu foi surpreendido por Deus. Para quem buscava apenas ver, acabou hospedando o Senhor em sua casa, ou seja, recebeu além do que esperava.

6. Todo encontro com Deus, provoca mudanças radicais: 

1) O coração foi des-petrificado, se tornou sensível às necessidades do
próximo. "...resolvo dar aos pobres a metade dos meu bens;..." (v.8) A oração
em primeiro lugar muda quem ora. Quem tem um encontro com Aquele que é 
"amor" não tem como não sair amando!

2) Houve mudança de caráter. "...se nalguma coisa tenho defraudado 
alguém, 
restituo quatro vezes mais." (v.8) Encontro com Deus que não provoca
profundas mudanças no caráter, não foi encontro com Deus.

A atitude de uma única pessoa, pode trazer a manifestação da presença de 
Deus de forma tão extraordinária, marcando a vida da família para sempre. 
O que Zaqueu fez, resultou em: "Hoje houve salvação nessa casa..." (v.9)" 

Você pode ser o "Zaqueu" para sua casa hoje!!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Será que eu posso repetir a oração do Pai Nosso?

1. Não posso dizer NOSSO, se vivo num compartimento espiritual de onde nada sai e onde nada penetra; se penso que no céu esta reservado um lugar especial apenas para a minha denominação.

2. Não posso dizer PAI, se não demonstro diariamente a minha relação de filho.

3. Não posso dizer que estás no céu, se estou tão ocupado com a terra que não ajunto tesouros lá.

4. Não posso dizer SANTIFICADO SEJA O TEU NOME, se eu, que sou chamado pelo seu nome, não sou santo.

5. Não posso dizer SEJA FEITA A TUA VONTADE, se estou discutindo ressentido e desobediente à sua vontade para comigo.

6. Não posso dizer NA TERRA COMO NO CÉU, se não estou preparado para dedicar minha vida aqui ao serviço seu.

7. Não posso dizer DÁ-NOS HOJE O PÃO NOSSO DE CADA DIA, se estou vivendo na experiência do passado ou se não faço muita questão de ter o que pedi.

8. Não posso dizer PERDOA-NOS A NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS TAMBÉM TEMOS PERDOADO AOS NOSSOS DEVEDORES, se guardo rancor contra alguém.

9. Não posso dizer NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO, se eu deliberadamente me ponho a mim mesmo ou fico onde provavelmente poderei ser tentado.

10. Não posso dizer LIVRA-NOS DO MAL, se não estou preparado para lutar no reino espiritual com a arma da oração.

11. Não posso dizer TEU É O REINO, se não concedo ao rei a obediência disciplinada de súdito fiel.

12. Não posso dizer TEU É O PODER, se temo o que os homens me possam fazer, ou o que os vizinhos possam pensar de mim.

13. Não posso dizer TUA É A GLÓRIA, se estou procurando a minha própria glória.

14. Não posso dizer PARA SEMPRE, se meu horizonte está limitado pelas coisas do tempo.

15. Não posso dizer AMÉM, se também não acrescento "Custe o que custar". Porque dizer esta oração honestamente, equivale a consagrar tudo a Deus.

domingo, 23 de outubro de 2011

Quando conhecemos Jesus todos obstáculos são vencidos.

Uma família vivendo uma experiência de dor.
Jairo quer vencer o problema da dor ao ver a filha curada.

I) No enfrentamento do problema sempre surgem obstáculos a serem vencidos:

Primeiro obstáculo posição social.
Jairo era o chefe da sinagoga: não lhe ficava bem permitir que sua fragilidade diante da doença fosse do conhecimento público.

Segundo obstáculo - a espera.
No caminho alguém furou a fila do milagre, ele precisou esperar.

Terceiro obstáculo - a imagem da realidade.
Sua filha morreu...

II) Recursos de que dispomos para superar a dor vivida na família.

1. O recurso humano.
1- Todo problema humano apresenta uma dimensão que precisa ser tratada pelo próprio homem. Os quatro aspectos do lado humano no enfrentamento da dor:
a) A força da solidariedade. Um pai que corre o risco de ser mal interpretado, mas o que importa é a restauração da filha.
b) Paciência - A cura de Jairo nos ensina que nem sempre os milagres são instantâneos, seno as vezes processuais, demandando espera, paciência, perseverança.
c) Esperança - os que conseguem superar a dor na família são aqueles que não perdem a esperança.
d) União - na busca de solução para o nosso drama, não devemos sucumbir a solidão. Daí o papel da igreja. (Mc 5.40)

2. O segundo tipo de recurso na superação da dor é o recurso divino.
a) A decisão divina de intervir. Só encontramos solução para os nossos problemas quando Deus resolve agir. (Mt 5.22,23) Como conseguir que Deus intervenha no nosso problema? Se colocar diante d'Ele com humildade.
b) O segundo aspecto da solução divina é que a presença de Deus vai ao encontro da dor humana, sarando-a - mas tão somente quando o levamos até o cerne da nossa dor, o centro do problema. (Mc 5.24-40)

3. O terceiro aspecto da solução divina está em emprestar fé à declaração que sai da boca de Deus acerca da solução que traz para nosso problema. (Mc 5.41) Qualquer ação de Deus na vida humana só se manifesta quando sua Palavra sobre o problema é liberada. Foi a Palavra que criou o Universo. É a Palavra que dele que faz milagres, a abre horizontes, ressuscita mortos.

sábado, 28 de maio de 2011

Vencendo o complexo de inferioridade (por Josué Gonçalves)

"Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.". (Joel 3:10) Por que pessoas inteligentes, bonitas, criativas, bem articuladas fracassam? Uma das causas é o complexo de inferioridade que elas nutrem dentro de si. Segundo o calculo do escritor Maxwell Maltz, 95% de todas as pessoas  em nossa sociedade sentem-se inferiores.
1)       Dicas para vencer o complexo de inferioridade:
1.         Viva consciente da sua identidade como filho de Deus. Você é príncipe porque o seu pai é o Rei da Glória (Rm 8:14;. Mt 6:9).
2.          Não confunda amor próprio com atitude de superioridade, vontade própria obstinada ou orgulho (Mc 12:31).
3.         Maximize o seu potencial (Mt 25:15).
4.         Afirme para você mesmo eu fui criado à imagem e semelhança de Deus, tenho capacidade intelectual, liberdade para fazer escolhas, conhecimento do que é certo e errado. Eu tenho valor para Deus.
5.         Feche os ouvidos do teu coração para as palavras negativas que visam destruir sua auto-imagem e estima.
6.         Vença os pensamentos "de inferioridade" recitando textos das Escrituras (1Co 15:10; Fp 4:11-13; Sl 8:4,5;  91:11; Jr 29:11).
7.         Nunca diga "não valho nada, sou um fracasso" porque isso não é verdade. Você nasceu com potencial para ser um vencedor.
8.         Tenha alvos na vida e estabeleça metas para alcançá-los.
9.         Seja uma pessoa que aceita desafios, que não tem medo de assumir riscos com responsabilidade.
10.      Supere suas limitações com dedicação, esforço e determinação. Pense como o apóstolo Paulo: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece". (Fp 4:13)
11.      Não meça o seu valor com base no que os outros pensam a seu respeito. "E uma voz dos céus disse: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo". (Mt 3:17) Jesus nunca mediu seu valor com base no que as pessoas pensavam e diziam a seu respeito. Se ele tivesse feito isso, com certeza ele seria um fracasso, um homem sem uma grande história. Se você quer medir o seu valor, faça uma auto avaliação usando como referência aquilo que diz as Escritura a seu respeito. 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

VENTOS CONTRÁRIOS

TEXTO:  Mateus 14: 22-33


“Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23  E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24  Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25  Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26  E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. 27  Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28  Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29  E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30  Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31  E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32  Subindo ambos para o barco, cessou o vento. 33  E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!”

Þ     “Andar sobre as águas”. Deus havia dado aos discípulos o privilégio de viver milagres. Eles estavam sendo preparados para atingir um nível de fé, um nível de unção superior e a capacidade de possuir no espírito o entendimento daquilo que o Senhor preparou para eles. Andar sobre as águas é caminhar numa dimensão sobrenatural. Pedro caminhou desta maneira. Mas vemos na palavra que havia a tempestade, a força do vento, ou seja, a dificuldade que levaria Pedro a superar os limites normais do ser humano, crendo no impossível que era andar sobre as águas.
Þ    Jesus enviou os discípulos para o mar para enfrentar dificuldades, pois sabia que a tempestade viria. Precisamos entender que o plano de Deus é que debaixo do envio, ao enfrentar dificuldades, possamos amadurecer, crescer e valorizar o que verdadeiramente Deus faz. Nestes momentos o Senhor abre nossos olhos para que tenhamos a capacidade de enxergar os livramentos.

Þ     Enquanto os discípulos estavam ao lado de Jesus, viam o poder de Deus, os milagres como o da multiplicação; mas eles não enxergavam que Deus é poderoso para dar livramentos!
Mc 6.52  porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.

Þ    Os discípulos não tinham entendido nada, porque, eles estavam agindo como homens naturais. Há muita gente que na hora da agitação, na hora que o barco dele começa a passar por adversidades, ele despreza o envio, ele não consegue enxergar livramento e ele está receptivo à toda sorte de malignidades. Porque falta o discernimento!
Þ    Deus vai dar o entendimento da tua luta, das dificuldades que você passa, ou seja, você vai entender os ventos contrários na tua vida. Se você quiser entender os ventos contrários como homem natural não chegará a lugar algum, mas se você enxergar pela perspectiva de Deus saberá que Deus é um Deus de propósitos, que Ele está agindo e que todas as coisas cooperam para o teu bem! Então você vai passar pela adversidade.
Þ    A intenção de Jesus era quebrar a carnalidade de Pedro e fazer com que ele andasse sobre as águas. Porque se não houvesse o barco da aflição, se não existissem as ondas e se não tivesse o entendimento espiritual, Pedro não andaria sobre as águas.
Þ    Seja qual for a luta que você está passando, seja qual for o barco da tua aflição! Entenda que o Senhor quer te fazer andar sobre as águas.

EU ENTENDO OS VENTOS CONTRÁRIOS  QUANDO:

1)    SEI QUE TENHO AUTORIDADE PARA VENCÊ-LOS. 
Lucas 8.13 A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.

Quem se desvia, são os que não têm raiz porque não souberam enfrentar os ventos contrários – as adversidades. Saiba que o Senhor te dá autoridade e ainda que aconteça a maior contrariedade da tua vida, ainda que os ventos contrários venham, continue andando porque você tem o Senhor Jesus para pegar nas tuas mãos e te carregar e te fazer andar sobre as águas!  Resista, continue porque a barreira invisível que o inimigo colocou, vai cair e você vai andar livremente.

2)     A DUREZA DO CORAÇÃO.
Deuteronômio 8.2-5 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.  Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus.

Os ventos contrários servem para que eu entenda o que há no meu coração. Só podemos entender o que há no nosso coração quando passamos pelo deserto. Deus sabe, sempre soube. Porém o barco da aflição era para que eles soubessem entender sua fragilidade, e o fato de que eles não podiam se achar super-homens, mas que eram carentes do Poder de Deus.
Abra teu coração, não deixe que o deserto te destrua e não deixe que o dia difícil seja o dia definitivo. Hoje pode ser o dia da luta, pode ser o dia da angústia, mas amanhã será o dia do livramento e amanhã será o dia de você glorificar a Deus!

3)    deixo de enxergar fantasmas.
Mt 14.26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.

Fantasma é tudo o que traz desespero  e medo do desconhecido. A pequenez e o conformismo limitam o crescimento. Níveis superiores exigem atitudes diferentes, significa enfrentar novos desafios, ter novas experiências, fazer e viver o que nunca foi feito ou vivido. O mar agitado e o vento contrário representam tudo o que foge ao controle humano, mas neste novo nível temos autoridade para superá-los. Deus não manda fantasmas para nos destruir, mas mandou Jesus para salvar o que estava perdido.

AO ENTENDER OS VENTOS CONTRÁRIOS:

Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

·         DÁ GRAÇAS a Deus em todas as situações;
·         Sou livre da revolta e DA amargura;
·         Vivo os  milagres dE DEUS EM minha vida;
·         ESTOU caminhando na certeza da minha vitória;
·         Tenho alegria, ESPERANÇA E sou + QE VENCEDOR.

Chamamento:  Romanos 8:38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
  

quinta-feira, 26 de maio de 2011

: INGRATIDÃO - O servo que não perdoa (Mat. 18.23-35)

As parábolas foram usadas diversas vezes por Jesus para ensinar os discípulos e o povo
Porque muitas vezes não fazemos o bem em situações que deveríamos?
Essa é uma pergunta difícil, mas creio que seja a nossa velha natureza que sempre tenta reviver!
A parábola do credor incompassivo) ou O empregado mau
Jesus compara o reino com um rei que decidiu ajustar contas com seus servos. Esse rei encontra um servo que lhe devia dez mil talentos. O servo não teria como pagar, e conseguiu o perdão.
O servo foi perdoado uma grande quantia, e este servo não fez o mesmo para o seu conservo.
Após ser perdoado, vemos que este servo, não fez o mesmo que o seu senhor, o rei, lhe havia feito, ele não perdoou. A palavra que descreve isso é ingratidão, pois quando somos abençoados, devemos também abençoar, não por obrigação, mas por livre e espontânea demonstração de uma vida transformada, pois um verdadeiro cristão é reconhecido por seus frutos, um bom texto que fala sobre os frutos é o de Galatas 5-22-23.
O rei é informado por pessoas, que não gostaram da atitude do servo. A parábola termina com a frase de Jesus: “Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão”.
Essas palavras duras para os que não tem feito conforme os ensinamento de Jesus sobre o perdoar,
Se você tem sofrido, ou não tem demonstrado sua gratidão, ore e peça a Deus que mude sua vida, sua forma de agir

VAMOS LER O SALMO 103
Como somos ingratos: Os pais que creiam seus filhos com o maior carinho, alguns crescem e são ingratos
>O liderado ou discípulo que aprende tudo com seu mestre e um belo dia, lhe vira as costas
E quando pedimos a Deus em oração, me dá um carro pra te servir, um melhor salário, um esposo ou....
Vejamos em “Lucas 17:11-19”
Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15- Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, - 19,  E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

 NÃO RECONHECIMENTO DO SEU ESTADO ANTERIOR
Você consegue perceber as mudanças que ocorreram na sua vida ou você não se preocupa com isso?

 NÃO PERCEBER A GRAÇA DE DEUS E OS SEUS MILAGRES: (V.15; 17-18: 15- Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,17- Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?

O que seria perceber a Graça de Deus?

 NÃO RECEBER A SALVAÇÃO JUNTO COM A CURA: (V.19: E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.)

Qual o maior presente que Deus já te deu?

O que é mais importante para você, o que Jesus pode te dar agora ou o que Ele pode te dar no céu?

CONCLUSÃO:
Amados, que tenhamos um coração sempre grato ao Senhor Jesus por todas as maravilhas que Ele tem operado a nosso favor.
Que você abra os seus olhos e consiga ver a mão de Deus em tudo o que você tem.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROMESSAS AOS QUE CONTRIBUEM

Texto: SL. 41.1
Introdução: As bem aventuranças sobre a vida de quem é bênção para os outros são muitas. Os que têm consideração para com os pobres, física e espiritualmente, compaixão do tipo que Cristo exemplificou, recebem a promessa de bênção especificadas;

I) LIBERTAÇÃO - "Deus o livra do mal,..." (Sl. 41.1). 
II) PROTEÇÃO - "O Senhor o protege  preserva a vida..."(Sl.41:3) 
III) TERNA ASSISTÊNCIA DIVINA NAS HORAS MAIS DÍFICEIS - "O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença tu lhe afofas a cama". (Sl.41:3). 
IV) BENÇÃO GARANTIDA - "O generoso será abençoado..." (Pv.22:9).
V) PROSPERIDADE CERTA - "A alma generosa prosperará..." (Pv.11:25). 
VI) RETORNO DO INVESTIMENTO MULTIPLICADO - Volta em boa medida, recalcada, sacudida e transbordante. (Pv.6:38).

O QUE ACONTECE QUANDO NÃO CONTRIBUIMOS

Introdução: Não basta saber o que acontece quando contribuímos. É importante saber também, o que acontece quando não contribuímos.
I)            ATRAIMOS MALDIÇÕES SOBRE A NOSSA VIDA, (Pv. 28:27).
Isso prova que o próprio Deus está administrando os bens que compartilha com os necessitados.
II)         DEMONSTRAMOS FALTA DE FÉ (Tg. 2:14,16).
Um exemplo de fé morta é a atitude de alguns crentes em face da necessidade dos irmãos que estão passando por dificuldades financeiras. Como o simples falar não ajuda, tampouco, terá valor algum, reivindicar nossa fé em demonstrar os frutos do amor. (Mt. 7:16-23; Gl. 5:6).
III)       DAMOS PERMISSÃO PARA O DEVORADOR HABITAR NOSSA CASA, (Mt. 3:8-11).
Quem determina se o devorador pode ou não habitar conosco, somos nós mesmos. Contribuir é fechar a porta para o devorador, e não contribuir é abrir a porta para ele.