sexta-feira, 27 de maio de 2011

VENTOS CONTRÁRIOS

TEXTO:  Mateus 14: 22-33


“Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23  E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24  Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25  Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26  E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. 27  Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28  Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29  E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30  Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31  E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32  Subindo ambos para o barco, cessou o vento. 33  E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!”

Þ     “Andar sobre as águas”. Deus havia dado aos discípulos o privilégio de viver milagres. Eles estavam sendo preparados para atingir um nível de fé, um nível de unção superior e a capacidade de possuir no espírito o entendimento daquilo que o Senhor preparou para eles. Andar sobre as águas é caminhar numa dimensão sobrenatural. Pedro caminhou desta maneira. Mas vemos na palavra que havia a tempestade, a força do vento, ou seja, a dificuldade que levaria Pedro a superar os limites normais do ser humano, crendo no impossível que era andar sobre as águas.
Þ    Jesus enviou os discípulos para o mar para enfrentar dificuldades, pois sabia que a tempestade viria. Precisamos entender que o plano de Deus é que debaixo do envio, ao enfrentar dificuldades, possamos amadurecer, crescer e valorizar o que verdadeiramente Deus faz. Nestes momentos o Senhor abre nossos olhos para que tenhamos a capacidade de enxergar os livramentos.

Þ     Enquanto os discípulos estavam ao lado de Jesus, viam o poder de Deus, os milagres como o da multiplicação; mas eles não enxergavam que Deus é poderoso para dar livramentos!
Mc 6.52  porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.

Þ    Os discípulos não tinham entendido nada, porque, eles estavam agindo como homens naturais. Há muita gente que na hora da agitação, na hora que o barco dele começa a passar por adversidades, ele despreza o envio, ele não consegue enxergar livramento e ele está receptivo à toda sorte de malignidades. Porque falta o discernimento!
Þ    Deus vai dar o entendimento da tua luta, das dificuldades que você passa, ou seja, você vai entender os ventos contrários na tua vida. Se você quiser entender os ventos contrários como homem natural não chegará a lugar algum, mas se você enxergar pela perspectiva de Deus saberá que Deus é um Deus de propósitos, que Ele está agindo e que todas as coisas cooperam para o teu bem! Então você vai passar pela adversidade.
Þ    A intenção de Jesus era quebrar a carnalidade de Pedro e fazer com que ele andasse sobre as águas. Porque se não houvesse o barco da aflição, se não existissem as ondas e se não tivesse o entendimento espiritual, Pedro não andaria sobre as águas.
Þ    Seja qual for a luta que você está passando, seja qual for o barco da tua aflição! Entenda que o Senhor quer te fazer andar sobre as águas.

EU ENTENDO OS VENTOS CONTRÁRIOS  QUANDO:

1)    SEI QUE TENHO AUTORIDADE PARA VENCÊ-LOS. 
Lucas 8.13 A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.

Quem se desvia, são os que não têm raiz porque não souberam enfrentar os ventos contrários – as adversidades. Saiba que o Senhor te dá autoridade e ainda que aconteça a maior contrariedade da tua vida, ainda que os ventos contrários venham, continue andando porque você tem o Senhor Jesus para pegar nas tuas mãos e te carregar e te fazer andar sobre as águas!  Resista, continue porque a barreira invisível que o inimigo colocou, vai cair e você vai andar livremente.

2)     A DUREZA DO CORAÇÃO.
Deuteronômio 8.2-5 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.  Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus.

Os ventos contrários servem para que eu entenda o que há no meu coração. Só podemos entender o que há no nosso coração quando passamos pelo deserto. Deus sabe, sempre soube. Porém o barco da aflição era para que eles soubessem entender sua fragilidade, e o fato de que eles não podiam se achar super-homens, mas que eram carentes do Poder de Deus.
Abra teu coração, não deixe que o deserto te destrua e não deixe que o dia difícil seja o dia definitivo. Hoje pode ser o dia da luta, pode ser o dia da angústia, mas amanhã será o dia do livramento e amanhã será o dia de você glorificar a Deus!

3)    deixo de enxergar fantasmas.
Mt 14.26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.

Fantasma é tudo o que traz desespero  e medo do desconhecido. A pequenez e o conformismo limitam o crescimento. Níveis superiores exigem atitudes diferentes, significa enfrentar novos desafios, ter novas experiências, fazer e viver o que nunca foi feito ou vivido. O mar agitado e o vento contrário representam tudo o que foge ao controle humano, mas neste novo nível temos autoridade para superá-los. Deus não manda fantasmas para nos destruir, mas mandou Jesus para salvar o que estava perdido.

AO ENTENDER OS VENTOS CONTRÁRIOS:

Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

·         DÁ GRAÇAS a Deus em todas as situações;
·         Sou livre da revolta e DA amargura;
·         Vivo os  milagres dE DEUS EM minha vida;
·         ESTOU caminhando na certeza da minha vitória;
·         Tenho alegria, ESPERANÇA E sou + QE VENCEDOR.

Chamamento:  Romanos 8:38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário