quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

II Samuel 9:1-9

A palavra trauma é oriunda do vocábulo grego e mantém um significado de ferida. Já no contexto psicológico o trauma é considerado como uma interferência forte o suficiente para não permitir que uma ação original aconteça, tendo assim a capacidade de mudar o rumo, o direcionamento da vida de uma pessoa, de forma que esta pessoa seja afastada por forças externas de seu projeto de vida, cometendo assim um pecado, ou seja, um desvio daquilo de que se realmente é.
A Bíblia narra em II Samuel a história de um homem chamado Mefibosete, filho de Jonatas, filho de Saul, um príncipe, homem de descendência real que quando criança é acometido por um acidente e se torna aleijado (IISm 4: 1-4). Uma interferência forte começa então a mudar a história de um príncipe, o seu projeto de vida, tudo aquilo que seu pai tinha sonhado para ele.


O que tem te afastado da posição de príncipe? Uma queda (pecado), forças externas?
Mefibosete é o que podemos denominar O COLECIONADOR DE TRAUMAS, toda a sua vida foi marcada por decepções, perdas irreparáveis, frustrações e angústias. O histórico de vida de mefibosete nos mostra que os traumas começaram na sua infância. O NOME: O primeiro nome de mefibosete tinha sido meribe-baal (O senhor contende) mais por causa da semelhança ao deus dos cananeus, logo seu nome foi mudado para ISHBOSET (homem de vergonha) algum tempo depois surge mefibosete (alguma coisa indigna/ exterminador da vergonha)
O príncipe, herdeiro do trono, agora é um homem envergonhado, detentor de traumas, cheio de frustrações.
Os traumas da vida de mefibosete
Ø O trauma físico (IISm 4) – o trauma físico sofrido por mefibosete impedia que ele exercesse a posição de guerreiro, de valente. Geralmente todos os príncipes em Israel tinham que ir a guerra, empunhar suas espadas, defender o rei, mefibosete não conseguia, imagine a frustração de ver todos os seus irmãos irem à batalha vestidos com armaduras, e ele sozinho não poder ir. O trauma físico veio acompanhado de outra notícia bombástica, de uma dor terrível
Ø O trauma familiar - Imagine alguém chegando à porta de sua casa gritando: TEU PAI É MORTO E TODOS OS SEUS FILHOS E SUA CASA, essa noticia chegou aos ouvidos de mefibosete, um novo trauma, uma dor ainda mais forte, mefibosete naquele momento passava a estar sem pai, sem irmãos sem ninguém.

Ø O trauma emocional- As dores físicas e familiares causaram em mefibosete uma dor emocional profunda, a ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto. Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de cão. Agora imagine a própria pessoa se autodenominar CÃO MORTO. (II Sm 9:8) Ser chamado de cão morto dava a idéia de ser imprestável, miserável e sujo (II Sm 16:9) O Senhor Jesus disse certa vez: vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.
Ø O trauma social- Em conseqüência do trauma físico e familiar mefibosete é levado a um lugar denominado LÔ DEBAR (sem pasto/ lugar do esquecimento) um lugar onde ovelha nenhuma poderia viver. Uma cidade destinada aos doentes, aos miseráveis, cegos leprosos enfim os emprestáveis. Foi no lugar do esquecimento, no meio deste cenário que mefibosete viveu por quase vinte anos. Mefibosete era um homem que tinha nascido para viver de tragédias, ou melhor, não viver. Ser esquecido é um dos piores sentimentos sociais que alguém pode sentir. Mas o Senhor não nos esqueceu. Em Lc 19:10 o pastor vai em busca da ovelha perdida, num lugar sem pasto, ou seja, em lô debar. O rei Davi se lembrou da aliança que tinha feito com Jonatas. Jesus te lembra hoje da aliança feita com você. O posicionamento de Davi foi semelhante à ação de Jesus.( restituição)

Ø O trauma espiritual- Os complexos, feridas na alma causaram na vida de mefibosete uma idéia de escravidão, ele perdeu a posição de príncipe, todos os bens de sua família, passando a ser escravo de seus traumas. Mefibosete talvez tinha esquecido da ação de Deus, talvez este não se lembrava mais das vitórias que Deus tinha concedido ao seu pai Saul. mefibosete era oprimido espiritualmente,e andava se arrastando sem FÉ alguma. Alguns homens de Deus, também, passaram por grandes crises e traumas, o próprio Davi nos salmos narra suas constantes aflições (Sl. 57:6/ Sl. 38:8/ Sl. 69:29)

Diante de tudo isso, de todas as frustrações o Rei olha para um homem lançado ao chão, no meio da amargura e vê um príncipe, foi assim que Davi olhou para mefibosete. A Bíblia ao narrar os milagres de Jesus diz que ELE fitava os olhos nas pessoas, fixava os olhos e dizia a tua fé te salvou. Deus não te vê como um derrotado, como um aleijado, mas sim como um príncipe. O próprio Davi tinha saído de um lugar de esquecimento e foi posto como príncipe.

A restauração começa em Jerusalém, mefibosete foi levado do lugar do esquecimento a uma terra de paz (Jerusalém) A restauração na sua vida pode começar com os princípios existentes na ação de mefibosete:

1- Mefibosete foi ao Rei como estava. A bíblia narra a história de uma mulher sírio-fenícia que foi até Jesus e se humilhou na presença dele de maneira semelhante à ação de mefibosete.

2- Mefibosete reconheceu sua situação. Para que haja restauração é necessário reconhecimento, confissão. Davi enquanto não reconheceu seu estado, seu pecado tinha os seus ossos envelhecidos (Sl 35:2) O povo de Israel precisou reconhecer sua situação de escravidão para que houvesse restituição

3- Mefibosete estava cheio de temor. O temor no Senhor é fonte de sabedoria (Pv. 9:10). Precisamos entrar na sala do trono, diante do REI com temor (Sl 19:9) Assim, faziam os sacerdotes quando entravam no santo dos santos.

A partir do dia em que mefibosete entrou na presença do rei , ele passou a comer pão continuamente na presença do REI, os seus termos de possessão foram restituídos, o homem que tinha perdido a posição de príncipe e se tornado escravo é novamente colocado como príncipe , como um dos filhos do Rei.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O Que é a Fé?

   A  não se explica através da lógica humana. Fé é crença, convicção, certeza, confiança, entrega. É a certeza de que algo vai acontecer, não importando se as condições sejam contrárias. A definição bíblica para a fé é a seguinte:
 
"É a CERTEZA das coisas que se esperam, e a prova das coisas QUE NÃO SE VÊEM" (Hb 11.1).
 
      Fé é a crença de que o Senhor está no comando de todas as coisas, em quem depositamos total e irrestrita confiança.
 
Pr. Ed.09.2012

9 REGRAS PARA UM CASAMENTO FELIZ

O cotidiano agitado das pessoas, aliado á grande facilidade de obter o divórcio (segundo dados de uma pesquisa, a cada quatro casamentos, ao menos um acaba em divórcio), tem diminuído a duração das uniões matrimoniais. Hoje, o tempo médio de duração dos casamentos brasileiros é de apenas cinco anos, três vezes menor do que era há dez anos. Para se ter uma casamento pleno, as crises são necessárias, já que são elas que vão servir como termômetro para o casal medir a quantas anda o relacionamento. Um relacionamento que dá certo é um edifício que tem que ser construído todos os dias. A seguir, acompanhe os nove passos para você ter um casamento feliz!
1- Nunca se endivide. Tudo o que é barato, por mais barato que seja, se você não precisa, é caro!
2- Não deixe acabar o diálogo no namoro, o casal conversa por horas no portão ou pelo telefone. Recupere este hábito sempre, e nunca responda com monossílabos como ''Sim'', ''Não'', ''É'', ''Tô'', ''Vou''etc.
3- Não deixe acabar o romantismo. Não basta acender a fogueira, tem de colocar lenha para o fogo continuar a arder!
4- Não se esqueça de datas especiais, e não se canse de dizer Ëu te Amo''.
5- Tenha uma vida sexual ativa.
6- Deixe claro que família está sempre em primeiro lugar na sua vida.
7- Aprenda a perdoar. Não exija a perfeição - Que você não tem - no parceiro.
8- Não trabalhe demais. Tire, pelo menos, um dia de folga por semana. Faça ''Breaks''a cada três meses. Lembre-se de que o diabo não tira férias, mas vive no inferno.
9- Cultive a espiritualidade!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Satanás convocou uma “Convenção Mundial” de demônios. Em sua arenga de
abertura, disse:
- Não podemos impedir os evangelicos de irem à igreja. Não podemos
impedi-los de estudarem a Bíblia,
 e conhecerem a verdade. Nem mesmo podemos impedi-los de
aproveitarem os benefícios de seu Salvador. E, uma vez que eles ganham
essa conformidade com Jesus, o nosso poder sobre eles está quebrado.
Então, vamos deixá-los ir para as suas igrejas. MAS, vamos roubar-lhes
o tempo que têm, de maneira a que não encontrem momento algum para
refletirem sobre o que Jesus Cristo lhes pede para serem seus
autênticos seguidores.
- O que quero que vocês façam é o seguinte, disse o diabo: Distraia-os
a ponto de não conseguirem chegar ao conhecimento da verdadeira
piedade.
- Como vamos fazer isto? Gritaram os seus demônios.

.1) Mantenham-nos ocupados nas coisas logísticas da vida terrena, apresentado-lhes inumeráveis
assuntos e situações que ocupem as suas mentes, respondeu-lhes ele.
Tentem-nos a gastarem, gastarem, gastarem; a tomar emprestado, tomar
emprestado, tomar emprestado.

2) Persuadam as suas esposas a irem trabalhar durante longas horas,
mantendo-as fora de seus lares, e os maridos a trabalharem de 6 a 7
dias por semana, durante 10 a 12 horas por dia, a fim de que tenham
capacidade financeira para manter os seus estilos de vida fúteis e
vazios.

3) Criem situações que os impeçam de passar algum tempo com os filhos.
À medida em que suas famílias se forem fragmentando, muito em breve
seus lares já não mais serão um lugar de benquerença, abençoado e de
paz.

4) Estimulem suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam
mais escutar aquela voz suave e tranqüila que orienta seu espírito.
Erro! O nome de arquivo não foi especificado.Induzam todos a ligarem o
rádio sempre que estiverem dirigindo. Que a TV, o Vídeo, os CDs e os
PCs estejam sempre ligados, (uns ou outros…) constantemente em seus
lares, e providenciem que todas as lojas e todos os restaurantes do
mundo toquem constantemente músicas excitantes. Isto entupirá as suas
mentes e quebrará a união com Cristo.

5) Encham as mesinhas de centro de todos os lugares com revistas e
jornais. Bombardeiem as suas mentes com noticias fúteis e sem lógica,
24 horas por dia. Invadam os momentos em que estão dirigindo,
fazendo-os prestar atenção à cartazes chamativos. Inundem as caixas de
correio deles com papéis totalmente inúteis, catálogos de lojas que
oferecem vendas pelo correio, loterias, bolos de apostas, ofertas de
produtos, serviços, e falsas esperanças.

6) Mantenham indecentes modelos nas revistas e na TV, para que
acreditem que a beleza externa é o que é importante, e os homens se
tornarão insatisfeitos com suas próprias esposas.

7) Mantenham as esposas demasiadamente ríspidas e dê-lhes dores de
cabeça também. Eles então começarão a procurar entretenimento em outro
lugar, e isto, sem dúvida, fragmentará as suas famílias rapidamente.

8 ) Dê-lhes “Papai Noel”, para distraí-los da necessidade de ensinarem
aos seus filhos o significado real do Natal; dê-lhes o “Coelho da
Páscoa”, para que eles não falem sobre a Ressurreição de Jesus Cristo
.
9) Até mesmo quando estiverem se distraindo, que seja tudo feito com
excessos, para que ao voltarem dali estejam exaustos! Mantenha-os de
tal modo ocupados que nem pensem em parar para refletirem na criação,
de Deus. Ao invés, mande-os para parques de diversão, acontecimentos
esportivos, teatros, concertos e cinemas.
Mantenha-os ocupados, ocupados, ocupados!

10) E, quando se reunirem num encontro social, ou mesmo numa cerimônia
religiosa, envolva-os em mexericos e conversas fátuas. Encham as vidas
de todos eles com tantas causas a serem defendidas que não tenham
nenhum tempo para se interessarem com a glória de Deus. Muito em
breve, eles estarão buscando em suas próprias forças, as soluções para
seus problemas, e para as causas que defendem sacrificando sua saúde e
suas famílias.

Isto vai funcionar! Vai funcionar!

Os demônios imediatamente partiram para cumprirem as determinações do
“chefe”, fazendo com que  em todo o mundo, ficassem mais
ocupados, e mais apressados, indo daqui para ali, e vice-versa.

Tendo pouco tempo para Deus e para suas famílias. Não tendo nenhum
tempo para orar, considerar a finalidade da vida e recorrer à ajuda
de Deus.
A pergunta que fica para ser respondida é: – 
"Na sua opinião, o demônio
está tendo sucesso com essas maquinações?"

MEDINDO AS RIQUEZAS DO SER HUMANO!!!

Fabuloso texto escrito por Catón, jornalista mexicano. Não deixe de ler.

“Tenho a intenção de processar a revista "Fortune", porque fui vítima de uma omissão inexplicável. Ela publicou uma lista dos homens mais ricos do mundo, e nesta lista eu não apareço. Aparecem: o sultão de Brunei, os herdeiros de Sam Walton e Mori Takichiro.
Incluem personalidades como a rainha Elizabeth da Inglaterra, Niarkos Stavros, e os mexicanos Carlos Slim e Emilio Azcarraga.

Mas eu não sou mencionado na revista.
E eu sou um homem rico, imensamente rico. Como não,  vou mostrar a vocês: Eu tenho vida, que eu recebi não sei porquê, e saúde, que conservo  não sei como.

Eu tenho uma família, esposa adorável, que ao me entregar sua vida me deu o melhor para a minha; meus filhos maravilhosos dos quais só recebi felicidades, netos com os quais pratico uma nova e boa paternidade.

Eu tenho irmãos que são como meus amigos, e amigos que são como meus irmãos.

Tenho pessoas que sinceramente me amam, apesar dos meus defeitos, e a quem amo apesar dos meus defeitos.

Tenho quatro leitores a cada dia para agradecer-lhes porque eles lêem o que eu mal escrevo.

Eu tenho uma casa, e nela muitos livros (minha esposa iria dizer que tenho muitos livros e entre eles uma casa).

Eu tenho um pouco do mundo na forma de um jardim, que todo ano me dá maçãs que iria reduzir ainda mais a presença de Adão e Eva no Paraíso.

Eu tenho um cachorro que não vai dormir até que eu chegue, e que me recebe como se eu fosse o dono dos céus e da terra.

Eu tenho olhos que vêem e ouvidos para ouvir, pés para andar e mãos que acariciam; cérebro que pensa coisas que já ocorreram a outros, mas que para mim não haviam ocorrido nunca.

Eu sou a herança comum dos homens: alegrias para apreciá-las e compaixão para irmanar-me aos irmãos que estão sofrendo.

E eu tenho fé em Deus que vale para mim amor infinito.

Pode haver riquezas maiores do que a minha?

Por que, então, a revista "Fortune" não me colocou na lista dos homens mais ricos do planeta? "

E você, como se considera? Rico ou pobre?

Há pessoas pobres, mas tão pobres, que é a única coisa que possuem é ... DINHEIRO.



Armando Fuentes Aguirre (Catón)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Bartimeu, o cego que enxervaga

Mar 10:46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho
Mar 10:47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Mar 10:48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Mar 10:49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
Mar 10:50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.
Mar 10:51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.
Mar 10:52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.

• A cidade de Jericó era um balneário natural, onde os nobres gregos costumavam se banhar.
• Mendigos vivem próximo a pessoas ricas, porque dependem da generosidade de outros pra viver.
• Mendigos são aqueles que precisam de algo, mas não tem forças pra conseguir sem ajuda de outros.


Existem vários tipos de mendigos


1. Os que são viciados, e não conseguem se estabilizar na sociedade, mas precisam saciar seus vícios.
2. Doentes, impossibilitados de trabalhar, e sem ajuda da família ou sociedade.
3. Os cegos! Considerados muitas vezes amaldiçoados, mas são apenas cegos!

João 9.2 “E os discipulos perguntaram: mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que ele nascesse cego. Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.” – Deus quer manifestar as obras de Deus na sua calamidade! 

Bartimeu era um cego diferenciado!

1. Era um cego culto: somente os estudiosos sabiam que o filho de Deus seria chamado “filho de Davi”

2. Era um cego credenciado: ele conseguiu a raríssima capa da mendigaria.

3. Ele era um cego que podia ver. Muitos viram Jesus e não creram; ele não viu Jesus, mas CREU!


O encontro de Bartimeu com Jesus!

• v. 46 – Ele era apenas mais um na multidão.
• V.46 – Ele estava sentado e a beira do caminho!
• V.47 – Ele ouviu sobre um Jesus HUMANO, mas clamou por um Jesus ETERNO! 
(nazareno x filho de Davi)
• V.48 – Ele venceu a batalha contra os sufocadores!!!

• Então Jesus mandou chamá-lo. (os mesmos disseram: bom animo, o mestre te chama)
• Lançou a capa, e de um salto foi até Jesus.
• Teve que dizer o que Jesus deveria fazer!
• Foi salvo porque teve FÉ! (tem que ter fé)
• Seguiu a Jesus pelo caminho!!! (saiu da beira do caminho)
Ele teve atitude, e creio que por sua determinação, recebeu o seu maior milagre.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


Escolhas Erradas

Estamos vivendo dias ruins nos quais valores estão sendo invertidos. Por causa disso, a sociedade e a família estão perecendo. Durante a caminhada de nossa vida, fazemos escolhas erradas que serão sempre lembradas. 

Na Bíblia, há um líder chamado Roboão, que apesar de ter sido escolhido por Deus para reinar, fez escolhas erradas que refletiram em seu reinado. 

Mas o que devemos fazer para sermos bem sucedidos no que tentamos fazer? 

Primeiro: precisamos ouvir as pessoas que nos cercam. Aprender a prestar atenção para as necessidades delas 

Segundo: é necessário ter sabedoria para fazermos escolhas certas. 

Terceiro: devemos aprender a assumir os nossos erros. 

Davi sempre assumiu seus erros. Não devemos fazer como Adão e Eva, que colocavam a culpa no outro.