terça-feira, 3 de outubro de 2017

O irmão do pródigo



O irmão do pródigo.
O que você faria no lugar do irmão do filho pródigo?
Lucas 15:25-30,

O que significa a palavra Pródigo?
Pródigo, literalmente significa “dissipador, esbanjador, desperdiçador etc.”.

O filho pródigo da parábola foi acusado de dissipar sua fazenda, gastar sua herança, abandonar a casa do pai e viver dissolutamente. Seu irmão mais velho, que ficou em casa, não esbanjou seus bens nem abandonou o lar paterno. Porém, tempos depois, sua atitude grosseira tanto para com seu pai como para seu irmão, que voltara arrependido, renunciando até o direito de filho (15:21), demonstra que ele era mais pródigo do que o que deixara o lar.

O filho mais novo
O irmão mais moço, pródigo, fora de casa (fora da igreja). voltando arrependido, pedindo perdão, renunciando os seus direitos para ficar em casa como servo-jornaleiro. Demonstração de arrependido.

O filho mais velho
Apesar de estar em casa com seu pai (15:13b), assumiu uma posição inflexível e impiedosa diante do irmão que voltara arrependido. “O seu coração não sabia PERDOAR. Quando ouviu a música aí que ficou mais irado!
Ao ouvir a música e ver a comida que seu pai havia preparado para comemorar a volta do filho, perguntou aos servos: “Que barulho é este?” Os servos responderam: “Veio teu irmão, e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo” (v 17). “Meu irmão! Não!” Foi falar com seu pai, e durante a conversa usou o termo ”este teu filho” (v 30). Considerou a música e o banquete desnecessário extravagante. Ora, o momento era de alegria, de perdão, de regozijo. (Estava insatisfeito dentro de casa). Que pai amoroso este! Que paciência, que amor. Assim também é Deus para com seus filhos.

Sua Filosofia: Não perdoar, não recebê-lo, não fazer festa nem ouvir música.

A doutrina do pai era receber o filho perdido e integrá-lo na família (igreja), com todos os direitos de filho, e dizer-lhe: Filho, o que é meu é teu, e tosas as minhas coisas são tuas” (v 31).

Conclusão: Amemos o nosso irmão perdido e tomemos parte na alegria do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário