sábado, 28 de maio de 2011

Vencendo o complexo de inferioridade (por Josué Gonçalves)

"Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.". (Joel 3:10) Por que pessoas inteligentes, bonitas, criativas, bem articuladas fracassam? Uma das causas é o complexo de inferioridade que elas nutrem dentro de si. Segundo o calculo do escritor Maxwell Maltz, 95% de todas as pessoas  em nossa sociedade sentem-se inferiores.
1)       Dicas para vencer o complexo de inferioridade:
1.         Viva consciente da sua identidade como filho de Deus. Você é príncipe porque o seu pai é o Rei da Glória (Rm 8:14;. Mt 6:9).
2.          Não confunda amor próprio com atitude de superioridade, vontade própria obstinada ou orgulho (Mc 12:31).
3.         Maximize o seu potencial (Mt 25:15).
4.         Afirme para você mesmo eu fui criado à imagem e semelhança de Deus, tenho capacidade intelectual, liberdade para fazer escolhas, conhecimento do que é certo e errado. Eu tenho valor para Deus.
5.         Feche os ouvidos do teu coração para as palavras negativas que visam destruir sua auto-imagem e estima.
6.         Vença os pensamentos "de inferioridade" recitando textos das Escrituras (1Co 15:10; Fp 4:11-13; Sl 8:4,5;  91:11; Jr 29:11).
7.         Nunca diga "não valho nada, sou um fracasso" porque isso não é verdade. Você nasceu com potencial para ser um vencedor.
8.         Tenha alvos na vida e estabeleça metas para alcançá-los.
9.         Seja uma pessoa que aceita desafios, que não tem medo de assumir riscos com responsabilidade.
10.      Supere suas limitações com dedicação, esforço e determinação. Pense como o apóstolo Paulo: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece". (Fp 4:13)
11.      Não meça o seu valor com base no que os outros pensam a seu respeito. "E uma voz dos céus disse: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo". (Mt 3:17) Jesus nunca mediu seu valor com base no que as pessoas pensavam e diziam a seu respeito. Se ele tivesse feito isso, com certeza ele seria um fracasso, um homem sem uma grande história. Se você quer medir o seu valor, faça uma auto avaliação usando como referência aquilo que diz as Escritura a seu respeito. 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

VENTOS CONTRÁRIOS

TEXTO:  Mateus 14: 22-33


“Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23  E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24  Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25  Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26  E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. 27  Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28  Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29  E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30  Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31  E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32  Subindo ambos para o barco, cessou o vento. 33  E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!”

Þ     “Andar sobre as águas”. Deus havia dado aos discípulos o privilégio de viver milagres. Eles estavam sendo preparados para atingir um nível de fé, um nível de unção superior e a capacidade de possuir no espírito o entendimento daquilo que o Senhor preparou para eles. Andar sobre as águas é caminhar numa dimensão sobrenatural. Pedro caminhou desta maneira. Mas vemos na palavra que havia a tempestade, a força do vento, ou seja, a dificuldade que levaria Pedro a superar os limites normais do ser humano, crendo no impossível que era andar sobre as águas.
Þ    Jesus enviou os discípulos para o mar para enfrentar dificuldades, pois sabia que a tempestade viria. Precisamos entender que o plano de Deus é que debaixo do envio, ao enfrentar dificuldades, possamos amadurecer, crescer e valorizar o que verdadeiramente Deus faz. Nestes momentos o Senhor abre nossos olhos para que tenhamos a capacidade de enxergar os livramentos.

Þ     Enquanto os discípulos estavam ao lado de Jesus, viam o poder de Deus, os milagres como o da multiplicação; mas eles não enxergavam que Deus é poderoso para dar livramentos!
Mc 6.52  porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.

Þ    Os discípulos não tinham entendido nada, porque, eles estavam agindo como homens naturais. Há muita gente que na hora da agitação, na hora que o barco dele começa a passar por adversidades, ele despreza o envio, ele não consegue enxergar livramento e ele está receptivo à toda sorte de malignidades. Porque falta o discernimento!
Þ    Deus vai dar o entendimento da tua luta, das dificuldades que você passa, ou seja, você vai entender os ventos contrários na tua vida. Se você quiser entender os ventos contrários como homem natural não chegará a lugar algum, mas se você enxergar pela perspectiva de Deus saberá que Deus é um Deus de propósitos, que Ele está agindo e que todas as coisas cooperam para o teu bem! Então você vai passar pela adversidade.
Þ    A intenção de Jesus era quebrar a carnalidade de Pedro e fazer com que ele andasse sobre as águas. Porque se não houvesse o barco da aflição, se não existissem as ondas e se não tivesse o entendimento espiritual, Pedro não andaria sobre as águas.
Þ    Seja qual for a luta que você está passando, seja qual for o barco da tua aflição! Entenda que o Senhor quer te fazer andar sobre as águas.

EU ENTENDO OS VENTOS CONTRÁRIOS  QUANDO:

1)    SEI QUE TENHO AUTORIDADE PARA VENCÊ-LOS. 
Lucas 8.13 A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.

Quem se desvia, são os que não têm raiz porque não souberam enfrentar os ventos contrários – as adversidades. Saiba que o Senhor te dá autoridade e ainda que aconteça a maior contrariedade da tua vida, ainda que os ventos contrários venham, continue andando porque você tem o Senhor Jesus para pegar nas tuas mãos e te carregar e te fazer andar sobre as águas!  Resista, continue porque a barreira invisível que o inimigo colocou, vai cair e você vai andar livremente.

2)     A DUREZA DO CORAÇÃO.
Deuteronômio 8.2-5 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.  Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus.

Os ventos contrários servem para que eu entenda o que há no meu coração. Só podemos entender o que há no nosso coração quando passamos pelo deserto. Deus sabe, sempre soube. Porém o barco da aflição era para que eles soubessem entender sua fragilidade, e o fato de que eles não podiam se achar super-homens, mas que eram carentes do Poder de Deus.
Abra teu coração, não deixe que o deserto te destrua e não deixe que o dia difícil seja o dia definitivo. Hoje pode ser o dia da luta, pode ser o dia da angústia, mas amanhã será o dia do livramento e amanhã será o dia de você glorificar a Deus!

3)    deixo de enxergar fantasmas.
Mt 14.26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.

Fantasma é tudo o que traz desespero  e medo do desconhecido. A pequenez e o conformismo limitam o crescimento. Níveis superiores exigem atitudes diferentes, significa enfrentar novos desafios, ter novas experiências, fazer e viver o que nunca foi feito ou vivido. O mar agitado e o vento contrário representam tudo o que foge ao controle humano, mas neste novo nível temos autoridade para superá-los. Deus não manda fantasmas para nos destruir, mas mandou Jesus para salvar o que estava perdido.

AO ENTENDER OS VENTOS CONTRÁRIOS:

Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

·         DÁ GRAÇAS a Deus em todas as situações;
·         Sou livre da revolta e DA amargura;
·         Vivo os  milagres dE DEUS EM minha vida;
·         ESTOU caminhando na certeza da minha vitória;
·         Tenho alegria, ESPERANÇA E sou + QE VENCEDOR.

Chamamento:  Romanos 8:38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
  

quinta-feira, 26 de maio de 2011

: INGRATIDÃO - O servo que não perdoa (Mat. 18.23-35)

As parábolas foram usadas diversas vezes por Jesus para ensinar os discípulos e o povo
Porque muitas vezes não fazemos o bem em situações que deveríamos?
Essa é uma pergunta difícil, mas creio que seja a nossa velha natureza que sempre tenta reviver!
A parábola do credor incompassivo) ou O empregado mau
Jesus compara o reino com um rei que decidiu ajustar contas com seus servos. Esse rei encontra um servo que lhe devia dez mil talentos. O servo não teria como pagar, e conseguiu o perdão.
O servo foi perdoado uma grande quantia, e este servo não fez o mesmo para o seu conservo.
Após ser perdoado, vemos que este servo, não fez o mesmo que o seu senhor, o rei, lhe havia feito, ele não perdoou. A palavra que descreve isso é ingratidão, pois quando somos abençoados, devemos também abençoar, não por obrigação, mas por livre e espontânea demonstração de uma vida transformada, pois um verdadeiro cristão é reconhecido por seus frutos, um bom texto que fala sobre os frutos é o de Galatas 5-22-23.
O rei é informado por pessoas, que não gostaram da atitude do servo. A parábola termina com a frase de Jesus: “Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão”.
Essas palavras duras para os que não tem feito conforme os ensinamento de Jesus sobre o perdoar,
Se você tem sofrido, ou não tem demonstrado sua gratidão, ore e peça a Deus que mude sua vida, sua forma de agir

VAMOS LER O SALMO 103
Como somos ingratos: Os pais que creiam seus filhos com o maior carinho, alguns crescem e são ingratos
>O liderado ou discípulo que aprende tudo com seu mestre e um belo dia, lhe vira as costas
E quando pedimos a Deus em oração, me dá um carro pra te servir, um melhor salário, um esposo ou....
Vejamos em “Lucas 17:11-19”
Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15- Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, - 19,  E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

 NÃO RECONHECIMENTO DO SEU ESTADO ANTERIOR
Você consegue perceber as mudanças que ocorreram na sua vida ou você não se preocupa com isso?

 NÃO PERCEBER A GRAÇA DE DEUS E OS SEUS MILAGRES: (V.15; 17-18: 15- Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,17- Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?

O que seria perceber a Graça de Deus?

 NÃO RECEBER A SALVAÇÃO JUNTO COM A CURA: (V.19: E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.)

Qual o maior presente que Deus já te deu?

O que é mais importante para você, o que Jesus pode te dar agora ou o que Ele pode te dar no céu?

CONCLUSÃO:
Amados, que tenhamos um coração sempre grato ao Senhor Jesus por todas as maravilhas que Ele tem operado a nosso favor.
Que você abra os seus olhos e consiga ver a mão de Deus em tudo o que você tem.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROMESSAS AOS QUE CONTRIBUEM

Texto: SL. 41.1
Introdução: As bem aventuranças sobre a vida de quem é bênção para os outros são muitas. Os que têm consideração para com os pobres, física e espiritualmente, compaixão do tipo que Cristo exemplificou, recebem a promessa de bênção especificadas;

I) LIBERTAÇÃO - "Deus o livra do mal,..." (Sl. 41.1). 
II) PROTEÇÃO - "O Senhor o protege  preserva a vida..."(Sl.41:3) 
III) TERNA ASSISTÊNCIA DIVINA NAS HORAS MAIS DÍFICEIS - "O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença tu lhe afofas a cama". (Sl.41:3). 
IV) BENÇÃO GARANTIDA - "O generoso será abençoado..." (Pv.22:9).
V) PROSPERIDADE CERTA - "A alma generosa prosperará..." (Pv.11:25). 
VI) RETORNO DO INVESTIMENTO MULTIPLICADO - Volta em boa medida, recalcada, sacudida e transbordante. (Pv.6:38).

O QUE ACONTECE QUANDO NÃO CONTRIBUIMOS

Introdução: Não basta saber o que acontece quando contribuímos. É importante saber também, o que acontece quando não contribuímos.
I)            ATRAIMOS MALDIÇÕES SOBRE A NOSSA VIDA, (Pv. 28:27).
Isso prova que o próprio Deus está administrando os bens que compartilha com os necessitados.
II)         DEMONSTRAMOS FALTA DE FÉ (Tg. 2:14,16).
Um exemplo de fé morta é a atitude de alguns crentes em face da necessidade dos irmãos que estão passando por dificuldades financeiras. Como o simples falar não ajuda, tampouco, terá valor algum, reivindicar nossa fé em demonstrar os frutos do amor. (Mt. 7:16-23; Gl. 5:6).
III)       DAMOS PERMISSÃO PARA O DEVORADOR HABITAR NOSSA CASA, (Mt. 3:8-11).
Quem determina se o devorador pode ou não habitar conosco, somos nós mesmos. Contribuir é fechar a porta para o devorador, e não contribuir é abrir a porta para ele.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Os Livros da Bíblia Sagrada

Inspirada por Deus e para mostrar ao homem os propósitos de Deus para a nossa vida, a Bíblia, contém respostas para as nossas perguntas e direção para nossas indecisões. Mas, nem todos conhecem a Bíblia e as maravilhas que ela nos revela.
Creio que muitas pessoas veem a Bíblia como um livro de proibições e por este motivo deve ser evitada. Os que assim pensam desconhecem a grandeza do amor de Deus expressa nas sagradas escrituras, pois a própria Bíblia diz que Deus é amor.
Se você não tem o hábito de ler a Bíblia, convido-o a conhecer um pouco mais sobre os livros da Bíblia sagrada. Não importa se você é evangélico, católico, espírita, ateu ou ainda de qualquer outra religião. A Bíblia é a palavra de Deus para todas as pessoas e todos são convidados a conhecer a maravilhosa graça de Deus.
Livros da Bíblia no Antigo Testamento
Pentateuco
Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco. Para os judeus, esses livros são chamados de Torá. Neles encontramos desde a criação do mundo até a Lei de Deus dada por Moisés ao povo de Israel.
Todos os livros foram escritos por Moisés com datas que variam de 1445 a 1405 a.C.
·         Gênesis
·         Êxodo
·         Levítico
·         Números
·         Deuteronômio
Livros históricos
Os livros históricos narram a história do povo de Israel na conquista da palestina, a terra prometida.
Histórias de grandes Reis como Davi e Salomão, as guerras entre o povo israelita e os povos inimigos de Deus, entre outros.
O estudo desses livros é importante para termos uma melhor compreensão não só sobre os conflitos atuais entre Israel e Palestinos, bem como quem é Israel e o que ele representa para as demais nações do mundo.
·         Josué
·         Juízes
·         I Samuel
·         II Samuel
·         I Reis
·         II Reis
·         I Crônicas
·         II Crônicas
·         Esdras
·         Neemias
·         Ester
Livros Poéticos
O termo poético é devido ao gênero desses livros. São compostos por Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
O livro de Jó traz um grande exemplo de paciência e esperança em Deus. Salmos é repleto de louvores que expressam a grandeza e a misericórdia de Deus. Provérbios e Eclesiastes são livros que contém ensinamentos e conselhos para nossa vida.
·        
·         Salmos
·         Provérbios
·         Eclesiastes
·         Cantares de Salomão
Livros proféticos
Há uma divisão dos livros proféticos em profetas maiores e profetas menores. Esta divisão é feita com base no tamanho da obra e não na relevância ou importância deles. Também não é levando em conta a importância da mensagem, já que todos foram inspirados pelo Espírito Santo, ocorre que os profetas maiores, profetizaram mais ou deixaram mais escritos sobre as suas profecias.
Profetas maiores
·         Isaías
·         Jeremias
·         Lamentações
·         Ezequiel
·         Daniel
Profetas menores
·         Oséias
·         Joel
·         Amós
·         Obadias
·         Jonas
·         Miquéias
·         Naum
·         Habacuque
·         Sofonias
·         Ageu
·         Zacarias
·         Malaquias
Livros da Bíblia Novo Testamento
Os Evangelhos
Os quatros evangelhos foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um deles foi destinado a um povo, levando em conta o conhecimento que cada povo tinha de Deus ou de Jesus Cristo.
·         O evangelho de Mateus foi escrito para os judeus e tinha como propósito mostrar que Jesus era o messias enviado por Deus.
·         O Evangelho de Marcos foi escrito para os romanos e apresenta Jesus como servo.
·         O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios e teve como propósito mostrar Jesus como o Salvador.
·         O Evangelho de João foi escrito para a igreja. Este Evangelho é o mais recente, foi escrito no final do primeiro século e teve como propósito mostrar que Jesus é o filho de Deus.
O Livro Histórico
·         Atos dos Apóstolos
O livro de Atos é um relato do inicio da igreja de Jesus Cristo na terra.
Cartas de Paulo
As cartas de Paulo são ensinamentos valiosíssimos para a igreja atual. Nela encontramos um vasto ensino sobre a salvação, o papel da igreja e não poucas vezes exortações sobre como ter uma vida santa perante Deus.
·         Romanos
·         I Coríntios
·         II Coríntios
·         Gálatas
·         Efésios
·         Filipenses
·         Colossenses
·         I Tessalonicenses
·         II Tessalonicenses
·         I Timóteo
·         II Timóteo
·         Tito
·         Filemom
Cartas de outros Apóstolos
Com exceção de Hebreus, que alguns acreditam ter sido escrita também por Paulo, essas cartas tem como autores os demais Apóstolos de Jesus Cristo, a saber: Pedro, João, Tiago e Judas.
·         Hebreus
·         Tiago
·         I Pedro
·         II Pedro
·         I João
·         II João
·         III João
·         Judas
O Livro profético
Apocalipse é o último livro da Bíblia e foi escrito por João, o mesmo que escreveu o Evangelho segundo João e as três cartas I, II e III João. João foi um dos três apóstolos mais ligados a Jesus (Pedro, Tiago e João) e escreveu este livro já no final de sua vida, no final do primeiro século.
É um livro de difícil compreensão, mas de uma importância enorme, já que mostra como será o final dos tempos, o julgamento de todas as nações, a salvação dos justos e a condenação dos pecadores.
·         Apocalipse
Leia a Bíblia. A Bíblia é a palavra de Deus e contém todo o ensinamento que o homem precisa para alcançar a vida eterna.